Música

Annie Garcés

Canta e aclama Cuba


Domingo, 5

17:00, Auditório 1º. de Maio

A missão da vida de Annie Garcés estava traçada no dia em que nasceu, na Isla de la Juventud, Cuba, a 26 de julho de 1995, e só podia ser uma: tocar música. Para esse determinismo contribuíram três factores: a vontade e o talento natural, a família de artistas que a gerou, a formação e o ensino que recebeu em Havana.

Mãe cantora e promotora cultural, tio escritor, irmão bailarino e ator, um pai que motivava os membros da família a seguirem as respetivas vocações permitiram a Annie sonhar ser cantora e é por isso que a família, depois de umas bem sucedidas primeiras apresentações públicas da criança e dos seus bons resultados na escola de arte local, a Leonardo Lube, decide enviá-la, aos 10 nos de idade, para Havana, onde foi fazer os estudos no Conservatório Guillermo Tomás Bouffartigue de Guanabacoa.

Sai de lá como professora-instrumentista com especialização superior em flauta e, depois de um ano a dar aulas no mesmo conservatório (uma forma habitual em Cuba de se concluir um curso universitário, retribuindo assim o investimento feito) atira-se ao trabalho de construir uma carreira e um reportório.

O dom natural e a técnica apreendida de Annie Garcês permitem-lhe estar à vontade numa polivalência de estilos notável: trova cubana, habaneras, bolero, chá chá chá, el changui e outros tradicionais, mas também nos sons menos regionalizados, mais universalizados e mais modernos do pop/rock, da fusão, e do jazz, que constituem grande parte do seu reportório. Até já fez concertos com orquestras sinfónicas.

Um espectáculo de Annie Garcés é sempre um acontecimento memorável – e esta é uma excelente oportunidade de a vermos em Portugal , proporcionada pela vinda de uma delegação cubana à Festa do Avante!, onde a artista se integra, que suscita assim a única exceção à regra da exclusividade da música portuguesa ou de artistas residentes em Portugal nesta 45.ª edição da Festa.

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606
Annie Garcés