Festa do Avante! 2021 - 3, 4 e 5 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

Não há festa como esta

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606 Amora Portugal
Ir para o topo
Parido Comunista Português

Desporto

O desporto é uma componente da democracia, com o 25 de Abril foi reconhecido e conquistado esse direito fundamental, tem um lugar na Constituição da República Portuguesa enquanto direito de todos. “Desporto para todos” independentemente da sua origem, das suas capacidades ou interesses.

Face à epidemia, o PCP tem defendido a retoma das actividades desportivas, do lazer e do exercício de direitos em articulação com o cumprimento das normas para a defesa da saúde.

A importância da prática desportiva na saúde física e mental das pessoas e das comunidades é inquestionável.

O Movimento Associativo Popular, com o encerramento de centenas de associações e a dispensa forçada de funcionários, treinadores, técnicos e formadores, vê a sua sobrevivência posta em causa.

É a própria actividade desportiva de massas que está em risco, com gravosas consequências para centenas de milhares de pessoas, em especial os jovens.

A situação tornou-se verdadeiramente insustentável para clubes, associações e colectividades que, apesar de ficarem sem receita, continuaram a ter despesas fixas.

A Festa do Avante!, que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro, sempre nos habitou a ter um vasto programa desportivo, o que tem sido visível nas inúmeras iniciativas desportivas que ali vão acontecendo ano após ano e que passam, entre outras, por torneios, demonstrações e exibições de diversas actividades desportivas.

Este ano com a COVID-19 tudo se agravou. O confinamento e a limitação das actividades provocaram a queda abrupta das mensalidades dos clubes, a quebra nas receitas dos bares e outras actividades não estatutárias, a interrupção de apoios institucionais ou patrocínios.

A 45.ª FESTA DO AVANTE! quer ser um elemento dinamizador da retoma das actividades desportivas e contribuir para a promoção da saúde, de hábitos saudáveis, mas também para a dinamização da economia. Porque o desporto também é economia, é emprego para atletas, técnicos, treinadores e outros trabalhadores que directa ou indirectamente estão ligados.

Partilha