A Festa do Avante! já mexe

Este ano é a 6, 7 e 8 de Setembro

A Festa do Avante! já mexe

Ainda faltam mais de três meses para a abertura da 37.ª edição da Festa do Avante!, mas a sua preparação já começou, a começar pela venda militante da EP.

Adquirida antecipadamente, a Entrada Permanente (EP) para a Festa do Avante! permite ao visitante poupar 11 euros. Até ao dia 5 de Setembro, a EP – que dá acesso a todos os espectáculos, debates, exposições e outras actividades – custa 21 euros; comprada nos dias da Festa nas bilheteiras o preço é de 32 euros. A compra antecipada da EP, para além de ser evidentemente vantajosa para o visitante, é um contributo inestimável para a própria construção da Festa.

Lançado está também o concurso de bandas para o Palco Novos Valores, iniciativa da Juventude Comunista Portuguesa, que este ano tem como lema «nas nossas mãos os destinos das nossas vidas». O concurso tem como objectivo apurar as bandas que actuarão no Palco Novos Valores da Festa do Avante!, após várias eliminatórias (que variam de acordo com a região), constando, entre os critérios a avaliar, a mensagem e conteúdo das canções, a técnica dos intérpretes, a presença em palco e o enquadramento no espírito do concurso.

Mas o seu alcance é mais vasto, ao permitir a apresentação pública dos projectos musicais concorrentes e, consequentemente, a divulgação e promoção dos jovens músicos e da música moderna portuguesa. Na edição do ano passado, nas 40 eliminatórias realizadas em todo o País, participaram cerca de 200 bandas, o maior número de sempre. Podem participar neste concurso músicos e bandas profissionais ou amadoras, sendo aceites e respeitadas de igual forma todas as correntes musicais em temas originais. A média etária das bandas e participantes não deverá exceder os 30 anos, devendo ainda cada banda concorrer no local de onde são provenientes a maioria dos seus membros.

As candidaturas deverão ser enviadas para a sede nacional da JCP ou entregues num Centro de Trabalho do PCP com essa indicação expressa, através de uma ficha de inscrição disponível na página da JCPou preenchendo aqui a respectiva ficha, maquetas com três temas, em CD, DVD ou MP3, as letras dos temas devidamente dactilografadas e informação acerca do «backline» necessário. O regulamento de participação pode ser consultado tanto no sítio da JCP como no da aqui.

Também a bienal de artes plásticas já tem disponível o seu regulamento, que se encontra igualmente no sítio da Festa na Internet. O concurso é aberto a todas as obras e disciplinas artísticas consideradas hoje património do desenvolvimento das artes plásticas, estando as inscrições abertas até ao dia 28 de Junho. A selecção decorre entre 1 e 12 de Julho, sendo a decisão final comunicada aos concorrentes até 19 do mesmo mês. As obras podem ser individuais ou colectivas.

O juri de selecção é composto por Carlos Vidal, professor e ensaísta; Francisco Palma, artista plástico e membro da Comissão Organizadora da bienal; Maria Carolina Mega, igualmente da comissão organizadora; e Pedro Pousada, artista plástico e professor universitário.

Notícia jornal «Avante!», Nº 2061 de 30 de Maio 2013