Desporto

Desporto

O extraordinário trabalho das colectividades de desporto, cultura e recreio na promoção e desenvolvimento do serviço público desportivo, com particular destaque para o apoio e dinâmica que lhes é imprimido pelas autarquias CDU, vai estar mais uma vez presente na Festa do Avante.

Milhares de atletas de todas as idades, praticantes de dezenas de modalidades, umas de raiz profundamente popular e outras de alta competição, em representação de mais de trezentas e vinte colectividades e associações, dezenas de equipas informais ou simples participantes em nome individual voltarão este ano a fazer da Festa do Avante um dos maiores, mais alegre e dinâmico encontro desportivo de carácter informal e festivo do nosso país. Durante três dias decorrerão torneios e exibições de futsal, voleibol, andebol, hóquei em patins, aeromodelismo, aeróbica, desporto adaptado, yoga, boccia, xadrez, matraquilhos, malha tradicional em terra batida, malha corrida, chinquilho de malha pequena e malha grande e outros jogos populares tradicionais, boxe, kickboxing e capoeira, para além dos festivais gímnicos, de artes marciais, de patinagem artística, de danças de salão e de hip-hop. Os desportos radicais continuarão a marcar presença na Festa com o slide e a parede de escalada.

Também o atletismo vai ter o seu momento alto com a Corrida da Festa que terá lugar no dia 8 de Setembro. Prova aberta a participantes de ambos os sexos e com inscrições gratuitas, este ano tem a partida junto ao Coreto da Amora e chegada à Festa, na distância de 11 km e que de ano para ano tem vindo a aumentar o número de participantes.

Mas o Desporto na Festa não se resume apenas àqueles três dias. Ao longo dos meses de Verão, com a colaboração competente e empenhada de dezenas de dirigentes desportivos realizam-se numerosas iniciativas desportivas de promoção da Festa, de que destacamos o futsal masculino e feminino, a malha tradicional em terra batida, o chinquilho de malha pequena e de malha grande e o Passeio de Cicloturismo na distância de 41,2 kme que este ano se realiza no dia 1 de Setembro percorrendo várias freguesias dos concelhos de Almada e do Seixal.

Também o Torneio “Avante Jovem” em futsal, destinado a jovens atletas de 9 e 10 anos, constitui um verdadeiro marco na promoção da Festa. Com a participação de 61 equipas dos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Barreiro, Moita, Palmela, Montijo, Alcochete, Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e Loures, as fases de apuramento decorreram nos concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Sesimbra, Setúbal e Lisboa realizando-se a final no polidesportivo da Festa no dia 8 de Setembro.