Espaço Central

Espaço Central

O Espaço Central dedica este ano grande parte da sua área ao centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, com uma grande exposição evocativa que dará destaque à vida, ao pensamento e à luta daquela que é, em Portugal, a personalidade mais destacada do século XX e princípio do século XXI na luta pela emancipação social e humana, pela liberdade, a democracia e o socialismo. Esta mostra, semelhante à que esteve patente durante quase dois meses no Terreiro do Paço, em Lisboa, e que foi então vista por mais de 20 mil pessoas, aborda as diversas vertentes do percurso ímpar e multifacetado de Álvaro Cunhal, dando a conhecer o homem, o revolucionário, o dirigente comunista, o teórico do marxismo-leninismo, o intelectual, o artista. E, com ele, o Partido Comunista Português, de que foi o mais destacado construtor, e a própria luta de décadas do povo português contra o fascismo, pela democracia, o progresso e a soberania. A mostra consta de painéis, com textos e fotografias, registos áudio e vídeo, documentos originais e objectos simbólicos.

É também nesta zona nobre da Festa que estão instalados dois espaços de debate, onde estarão presentes as comemorações do centenário de Álvaro Cunhal, as eleições autárquicas, a luta por uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e muitos outros temas.

No espaço Adere ao PCP, os visitantes da Festa têm oportunidade de trocar opiniões com dirigentes do PCP, conhecer melhor e debater as posições, propostas e projecto do Partido e, caso o entendam, juntar-se à força que de forma mais consistente e coerente combate o rumo de desastre para onde PS, PSD e CDS empurram o País e protagoniza uma alternativa capaz de construir um País mais justo, desenvolvido e soberano.

Mas o Espaço Central é também um local de convívio e de descanso. Na Loja da Festa os visitantes podem adquirir camisolas, emblemas, CDs e DVDs, bem como alguns materiais relativos ao centenário de Álvaro Cunhal. O Café da Amizade,com uma agradável e confortável esplanada, permite o convívio e o descanso no coração da Festa do Avante!. Seja para alimentar a mente ou o estômago, ou seja simplesmente para descansar ou conviver, o Espaço Central é um local a visitar.

Gastronomia e Produtos Regionais

Café da Amizade
Cocktails especiais feitos no momento; serviço de bar variado; café em chávena de porcelana; imperial e sumos.