Este ano há Bienal de Artes Plásticas na Festa do Avante!, que já vai na 24.ª edição: o júri seleccionou 127 obras de 104 artistas. A Bienal será mais uma vez um espaço de diversidade e afirmação, onde os visitantes podem fruir de obras de arte que, em alguns casos, lhes eram distantes, ao mesmo tempo que os artistas têm oportunidade para mostrar os seus trabalhos nas diversas linguagens e técnicas das artes plásticas, multimédia e performance/instalação, consideradas hoje património da arte contemporânea.
Em paralelo com a Bienal, o Espaço das Artes apresenta uma exposição da artista Rita Andrade – com licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e mestrado em Art & Politics na Goldsmiths, University of London. O seu trabalho centra-se no poder transformador da arte como um meio pacífico de comunicação e na defesa dos direitos humanos, inspirado nas suas viagens à Palestina e Honduras.
Por outro lado, funciona como um catalisador para o discurso crítico, encorajando a auto-reflexão, o pensamento crítico e a coragem para sair das zonas de conforto. Ao desafiar normas estabelecidas e construções sociais, Rita Andrade inspira uma consciência mais profunda da influência e responsabilidade individuais, levando os espectadores a pensar no seu lugar e impacto no mundo.
Para mais informações sobre o trabalho motivador e empenhado desta artista, pode ser consultado o site Rita Andrade Visual Artist.
No Espaço das Artes haverá também uma banca, acessível a todos os visitantes, com diversos materiais, nomeadamente catálogos e serigrafias.