Espaço ciência – questionar, experimentar e agir!
Desde sempre foi questionado se a tecnologia era factor de desigualdade ou oportunidade para todos de igual forma. Por outras palavras, se reduzia ou acentuaria a diferença entre ricos e pobres. Esta exposição questiona, experimenta e apresenta perspectivas de acção.
O Espaço Ciência, mais uma vez situado junto ao Lago, voltará a surpreender os visitantes que nos dias 5, 6 e 7 de Setembro passem pela Quinta da Atalaia. O lema é, este ano, «Questionar, experimentar e agir!», que deixa evidente os objectivos inerentes ao Espaço e ao próprio processo de conhecimento e da função social da Ciência: questionar está na génese de qualquer procura de conhecimento a partir do qual é possível encontrar soluções para as dúvidas que temos; experimentar é o passo essencial para evoluir da dúvida ou do problema para a busca da resposta ou solução; agir remete para o acto de participar e de intervir de forma individual e colectiva para transformar.
Este ano serão novamente várias as instituições presentes, que partilharão com os visitantes os seus conhecimentos: haverá observações e experiências de Física, Química, Biologia, Geologia, Astronomia, Robótica, Matemática, Electrónica, apoiadas por instrumentos tecnológicos como telescópios, lupas binoculares, microscópios ópticos compostos, mas também as pequenas placas de Petri, pipetas, provetas, balanças, tubos de ensaio, amperímetros ou voltímetros.
No campo das Artes e Letras, sendo já habituais nas exposições de Ciência, haverá várias abordagens como a Literatura, Poesia, Desenho, Pintura, Música, entre outras. A imaginação dos visitantes será desafiada por um conjunto de “Curiosidades” que os deixarão a pensar e a procurar a razão de… “nunca ter pensado nisso”.
No campo das Ciências Sociais serão realizadas sessões espontâneas sob o lema “Pensamento humano e conversas à volta da Ciência”, onde os visitantes e os membros do Grupo de Trabalho da Ciência desafiarão a Inteligência Artificial.
No plano dos debates, como questão central da exposição, haverá duas incursões nas áreas da Ciência no ensino público e nas autarquias. Quer num quer noutro, teremos especialistas e pessoas experimentadas que farão a análise da situação actual, tendências, e apresentarão propostas que contarão com a reflexão e opinião dos visitantes.