Dino D’ Santiago

"DINO D'SANTIAGO" É o álbum depois da aclamação, obra calorosa onde abraça vários sonhos, sem se desconectar com a realidade dura e complexa. Badiu é o encerrar de uma viagem entre Santiago e Lisboa”-Vítor Belanciano, Ípsilon, 26 de Novembro de 2021.

Dino D'Santiago, natural de Quarteira, é hoje uma voz do mundo e da mistura.

Trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da electrónica global, como prova o hino "Kriolu",com a colaboração de Julinho KS De produção de Branko e PEDRO.

Dino D'Santiago começou 2020a estrear "Kriola" (Sony). Este seu disco foi considerado um dos melhores álbuns de 2020 por vários meios de comunicação e está também para lá do panorama nacional, recebendo as mais elogiosas críticas dos meios americanos e brasileiros, como da Rolling Stone, do Complexe da Folha de S. Paulo.

Recebeu ainda os Prémios Play de Melhor Álbum, Melhor Artista Masculino e Prémio da Crítica.

No final de 2021 editou o seu mais recente álbum, “Badiu”, com participações de artistas como Branko e Slow J, entre outros. O novo disco, que inclui “Lokura” e “Esquinas”, foi já considerado um dos melhores discos de 2021 por vários meios.

As canções e atuações do Dino D’Santiago focam-se muito em temas de cariz social, abordam as questões de igualdade, de racismo, de feminismo, de pacifismo, de justiça, de humanismo, entre muitos outros. Essa é uma opção evidentemente deliberada.

Dino esteve este ano numa conferência da “World Intellectual Property Organization”, uma organização ligada às Nações Unidas, sobre o impacto da pandemia nos direitos intelectuais dos artistas, onde intervieram também colegas seus de países que estão fora do foco anglo-saxónico, que domina o mercado, nomeadamente da Argentina, Polónia, Quénia e Índia.

Quando recebeu este ano, o que aconteceu pela terceira vez, os prémios Play (de Melhor Artista Masculino e, ainda, o Prémio da Crítica), fez questão de deixar um recado aos seus colegas músicos onde disse o seguinte: “Fazemos parte de um tempo e devemos refletir esse tempo. Não podemos ser indiferentes ao que acontece no mundo, enquanto houver guerras e fomes todos fazemos parte dessa equação”.

Dino D'Santiago é, sem dúvida, um nome incontornável da atual música portuguesa.

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606