Apresentação

100 Histórias na História do PCP

Sexta-Feira, 3

21:30, Festa do Livro, Auditório

Nos 100 anos do Partido Comunista Português, apresenta-se um livro construído a partir de 100 objectos e das suas histórias.

A ideia partiu de um objecto comum: uma caixa de fósforos. Qual a importância de uma caixa de fósforos numa casa clandestina? Um xadrez feito com pão na prisão. Para jogar a dois ou a um? Mas também uma chave igual a tantas outras, como igual é aquela mala que serviu para transportar documentos. E aquela pedra? Porque foi guardada? Foi usada num ataque a um Centro de Trabalho. Todos estes objetos são pensados em relação à escala do corpo, à escala humana. Implicam uma relação táctil com o seu possuidor. É preciso relembrar as mãos que os manusearam, que os utilizaram, que os guardaram. Assim, convocamos a memória e a voz para narrar a biografia de objetos. Que, tal como as pessoas, têm uma história de vida. São objetos comuns guardados por militantes. Que contam a sua experiência pessoal inserida num colectivo, num fio de vozes e de vontades que se constrói há 100 anos.

A apresentação da obra está assegurada por três das pessoas envolvidas neste projecto: o fotógrafo Adriano Miranda e as historiadoras Cristina Nogueira e Alice Samara.

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606