Teatro

Teatro da Terra apresenta

A Abetarda

Teatro de Rua


Sábado, 5

21:30, Avanteatro

Viver a festa com alegria e segurança

Medidas Sanitárias

Conhece aqui

A Abetarda foi o primeiro projecto que resultou da parceria, em 2014, entre o Teatro da Terra e o município de Castro Verde. Ao autor João Monge foi encomendado o texto que junta o cante alentejano ao teatro de rua, numa celebração deste símbolo de Castro Verde, com uma história orientada para uma procissão pagã, habitualmente tecida na base da cultura popular alentejana, polvilhada por reminiscências do cristianismo, projectando a elevação da maior ave de voo da Europa, a um estudo mitológico/fantástico. Os quatro textos da autoria de João Monge, que o Teatro da Terra materializou, destacam este consanguíneo poeta/letrista/escultor como criador mais representado pela companhia.

No início do ano, o Teatro da Terra, sob a direcção artística de Maria João Luís, passou a ser a companhia residente do Fórum Cultural do Seixal, depois da assinatura de um Protocolo com a Câmara Municipal do Seixal. Esta parceria impulsiona a experiência acumulada na última década, na projecção do teatro para o quotidiano da região, aproveitando e retribuindo a forte dinâmica de investimento na Cultura do município do Seixal.

Na Festa, A Abetarda, interpretada por Maria João Luís, Filipe Gomes e Sérgio Gomes, conta com a participação dos Toca a Rufar, dirigidos por Rui Júnior, do trompestista Diogo Cabrita Santos e de seis coros alentejanos do concelho do Seixal (Grupo Coral «As Papoilas» do Fogueteiro; Grupo Coral Alentejano de ASSTAS; Grupo Coral Alentejano «Lírio Roxo» de Paio Pires; Grupo Coral Operário Alentejano do Centro Cultural e Desportivo das Paivas; Grupo de Cante Feminino da Associação RPI da Torre da Marinha).

Este elenco alargado vai «partilhar as ruas e os traços característicos da cultura popular, sinal de um posicionamento artístico inovador na capacidade de integrar os agentes locais, sem que a identidade própria de cada grupo destoe da criação teatral colectiva», lê-se na sinopse. «O Teatro da Terra com a remontagem da “A Abetarda” afirma-se, mais uma vez, como um projecto de teatro comunitário de características únicas, operando agora no concelho do Seixal», refere o texto.

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606