Festa do Avante! 2020 - 4, 5 e 6 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

Não há festa como esta

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606 Amora Portugal
Ir para o topo
Parido Comunista Português

Espaço Ciência

Viver a festa com alegria e segurança

Medidas Sanitárias

Conhece aqui

O Espaço Ciência, sob o lema «Confiantes no presente, seguimos em frente!», vai manter-se no mesmo local, junto ao Auditório 1.º de Maio e ao Lago da Festa, numa zona cada vez mais aprazível, florestada e equipada com pontos de água, de descanso e com sanitários, garantindo toda a segurança e qualidade para construtores e visitantes.

O interior do espaço sofreu uma profunda remodelação na sua estrutura, procurando dar resposta às novas exigências do momento que vivemos. Terá a mesma área, ampla e arejada, com um corredor com oito metros de largura e sinaléctica de «sempre em frente».

A exposição do Espaço Ciência será dividida em três grandes áreas: ciências naturais e experimentais; ciências sociais e humanas; artes e letras. Para além dos painéis alveolares com imagens, definições científicas e os contributos que cada área deu ao longo de 20 anos para as exposições de Ciência na Festa do Avante!, os visitantes poderão assistir a uma programação multimédia em plasmas estrategicamente dispostos no espaço.

Entre a entrada e a saída, prevê-se um percurso de cerca de 20 minutos, onde será possível ter contacto visual com cerca de 35 suportes físicos (painéis, plasmas, bancadas horizontais) que darão uma ideia sistematizada do que foram as disciplinas científicas e estéticas ao longo dos 20 anos de exposições.

A escolha do tema e do lema

Ao longo dos 20 anos de exposições de Ciênci@vante!, em cada ano, o tema e o lema, bem como a estrutura, concepção e conteúdos têm sido da exclusiva responsabilidade do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do Avante!. Cada exposição é única e irrepetível.

Este ano, podendo serem vários os temas, a decisão recaiu sobre os 20 anos de exposições e as disciplinas de suporte que lhe deram corpo. Não é uma mostra que reponha as exposições anteriores, mas sim sobre cada um das disciplinas e áreas estéticas, procurando dar a conhecer a diversidade e interdisciplinariedade que tem permitido dar uma visão dinâmica, holística e dialéctica da vida e da sociedade.

«O lema “Confiantes no presente, seguimos em frente” tem a ver com a confiança que temos na Ciência, no momento que vivemos, nas propostas do nosso Partido e, por isso, não duvidarmos das nossas capacidades de seguir em frente e construirmos uma nova sociedade», acentuou, ao órgão central do PCP, o Grupo de Trabalho da Ciência.

As 20 áreas do conhecimento

Quem tem visitado as exposições de Ciência poderá não se ter apercebido da diversidade de disciplinas e estéticas usadas. A exposição que poderá ser visitada este ano traz-nos essa síntese, permitindo a cada visitante, profundo conhecedor ou mero curioso, identificar as áreas que mais gosta e conhecer melhor a relação, interacção e complementaridade entre elas. Ali teremos a oportunidade de ver as definições científicas de cada disciplina e o contributo específico de cada uma nas exposições. Serão apresentadas em forma escrita e com imagens que reforçarão o processo cognitivo de percepção, compreensão e memorização.

As disciplinas serão distribuídas ao longo do espaço em três módulos: Ciências Naturais e Experimentais (Biologia, Geologia, Matemática, Física, Química, Geografia), Ciências Sociais e Humanas (História, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, Direito e Política) e Artes e Letras (Pintura, Arquitectura, Música, Desenho, Teatro, Cinema, Poesia).

Exposição de livros e objectos

A complementar os conteúdos escritos e multimédia, existirão oito expositores horizontais, onde poderão ser vistos de «relance», para não reter por muito tempo o visitante, objectos e livros (exclusivamente originais e nacionais) que estiveram expostos ao longo das muitas exposições e serviram de suporte à investigação, recolha de elementos científicos e fontes de informação.

Programação multimédia

A imagem, que muitos afirmam que vale mais do que mil palavras, será usada em pequenos spots de vídeo, onde serão apresentados exemplos de experiências, observações, debates, actividades infantis ao longo dos 20 anos de exposições de Ciência. Serão ainda mostrados documentários síntese de acontecimentos e factos científicos muito diversos.

Será tida em conta a necessidade de oferecer ao visitante mais conhecimento em reduzido espaço de tempo para que o «sempre em frente» não seja posto em causa.

Assinalar a contribuição de personalidades e entidades

As exposições de Ciência, ao longo de 20 anos, foram uma obra colectiva de centenas de pessoas e dezenas de entidades e instituições públicas, privadas e sociais. Sem a colaboração empenhada e determinada de militantes, simpatizantes, amigos da Festa e destacadas figuras do panorama científico português, não teria sido possível realizar as exposições.

Cada exposição contou com o apoio científico de personalidades altamente qualificadas que, com o enquadramento do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do Avante!, garantiram o rigor científico e o acesso ao conhecimento.

Muitas das entidades que colaboraram, ficaram mais perto da ideia que a Ciência deve ser acessível e estar ao alcance do povo.

«Muitas das personalidades, confidenciaram-nos que, ao participarem nos conteúdos e debates, experimentaram momentos únicos de curiosidade, reflexão e crítica dialéctica, tendo ficado com uma nova perspectiva da utilidade e função social da Ciência. Serão algumas destas personalidades e representantes de entidades que teremos oportunidade de saudar e agradecer publicamente durante os três dias da Festa. Serão nossos convidados e muitíssimo bem-vindos», revelou o Grupo de Trabalho.

Partilha

Mapa

Entrada – Quinta da Princesa

Entrada – Quinta do Cabo

Posto de Saúde

Esplanada da Quinta

Espaço do Laranjal

Espaço Abril

Espaço do Lago

Café da Amizade

Forno de Leiria

Restaurante Vegetariano

Informações

Informações Quinta do Cabo

Informações Quinta da Princesa

Direcção da Festa

Multibanco

Multibanco

Bagageira – Quinta do Cabo

Bagageira – Quinta da Princesa

Espaço Bebé – Porto

Espaço Bebé – Lisboa

Espaço Bebé – Alentejo

Espaço Bebé – Setúbal

Festa do Disco

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

Sanitários

CineAvante!

Ver o programa

Espaço Ciência

Mais aqui

Festa do Livro

Ver o programa

Cidade da Juventude

Ver o programa

Alentejo

Mais aqui

Viseu

Mais aqui

Coimbra

Mais aqui

Pavilhão da Emigração

Mais aqui

Bragança

Mais aqui

Pavilhão da Mulher

Mais aqui

Açores

Mais aqui

Imigração

Mais aqui

Santarém

Mais aqui

Leiria

Mais aqui

Espaço Criança

Mais aqui

Setúbal

Mais aqui

Aveiro

Mais aqui

Algarve

Mais aqui

Braga

Mais aqui

Viana do Castelo

Mais aqui

Vila Real

Mais aqui

Espaço Central

Mais aqui

Avanteatro

Ver o programa

Auditório 1º de Maio

Ver o programa

Castelo Branco e Guarda

Mais aqui

Porto

Mais aqui

Madeira

Mais aqui

Lisboa

Mais aqui

Espaço Fado

Ver o programa

Espaço Internacional

Mais aqui

Palco Paz

Ver o programa

Palco 25 de Abril

Ver o programa

Palco 25 de Abril

Ver o programa

Bilheteira – Quinta do Cabo

Bilheteira – Quinta da Princesa

Descarregar