Teatro

Maiakovski - O Regresso do Futuro

Teatro de Ferro & Teatro de Marionetas do Porto


Sexta-Feira, 1

21:30, Avanteatro

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as companhias portuenses laboraram em conjunto para construir uma máquina-do-tempo em que se imagina uma tentativa de ressuscitar o grande poeta Maiakovski algures numa linha temporal alternativa. Aos habitantes desse tempo-da-máquina vamos chamar Os do Futuro.
Nesse tempo-do-teatro está em marcha um programa experimental de ressurreição humana. Maiakovski é um dos humanos do passado que Os do Futuro desejam conhecer. Envolvido neste teatro-do-tempo, o poeta da revolução acaba por ser apanhado numa das suas armadilhas. As coisas complicam-se, mas Os do Futuro não desistem do seu desígnio, pois a poesia e o teatro de Maiakovski estão cheios de mensagens que eles assumiram que lhes eram endereçadas.

Através desta ficção, talvez pouco científica e habitada por atores e marionetas, vamos (re)animar alguns objetos do complexo universo de Vladimir Maiakovski: imagens, poemas e fragmentos de peças da sua máquina-do-teatro. Artefactos em que descobrimos alguns traços inconfundíveis deste autor: a rutura deliberada com as estruturas tradicionais e o diálogo sistemático (embora nem sempre pacífico) entre o ativismo político, o desejo amoroso, o trabalho da poesia e uma espécie de troca de correspondência constante com o futuro.

 

Ficha

Texto: Vladimir Maiakovski
Encenação e Cenografia: Igor Gandra
Acompanhamento Artístico: Isabel Barros
Tradução e Apoio à Dramaturgia: Regina Guimarães
Marionetas e Objectos: Eduardo Mendes, Igor Gandra, João Pedro Trindade
Sonoplastia: Igor Gandra Percussões - João Pais Filipe
Mistura e Masterização: José Arantes
Interpretação: Carla Veloso, Eduardo Mendes, Matilde Gandra, Micaela Soares, Rui Oliveira, Vítor Gomes
Desenho de Luz: Filipe Azevedo Fotografia de Cena – Susana Neves
Realização Plástica e Oficina de Construção: Eduardo Mendes, Filipe Azevedo, João Pedro Trindade, Mário Gandra, Rui Oliveira, Carlota Gandra, Catarina Lopes e Ana Fernandes (confeção de figurino).
Assessoria de Imprensa: João Arezes
Operação de Som: Eduardo Maltez
Produção Executiva: Carla Veloso, Sofia Carvalho
Cocriação: Teatro de Ferro e Teatro de Marionetas do Porto
Coprodução: FITEI 2021
Duração aproximada: 60 minutos
Público-alvo: Maiores de 16 anos
O Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas dos Porto são estruturas financiadas pela República portuguesa / Cultura, Direção-Geral das Artes

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606