Festa do Avante! 2022 - 2, 3 e 4 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

Não há festa como esta

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606 Amora Portugal
Ir para o topo
Parido Comunista Português

Regulamento do Concurso de Bandas

O Concurso de Bandas Novos Valores da Festa do Avante! é organizado todos os anos pela Juventude Comunista Portuguesa. São muitos os jovens músicos que nele participam com alegria, afirmando através do seu toque e atuação a luta pelo acesso universal à cultura e o direito à criação e fruição musicais.

A afirmação e realização da Festa do Avante! não só contraria a narrativa de que a cultura é um sector dispensável, como dá espaço à realização de dezenas de espectáculos, promovendo muitos músicos nacionais e internacionais cuja realidade tem vindo a ser marcada pela instabilidade.

O Concurso de Bandas Novos Valores atribui aos vencedores EPs a todos os membros do grupo, assim como uma actuação num dos três dias na Festa com maior oferta cultural e musical do país. Na próxima edição de 2022, as eliminatórias e seleção dos grupos decorrerão através da página da rede social Instagram da JCP, com todos os detalhes das fases eliminatórias e formas de votação expressos no subsequente regulamento de funcionamento.

Geral

1. O Concurso de Bandas Novos Valores integra-se na divulgação e promoção da Festa do Avante! 2022

2. O Concurso de Bandas Novos Valores é organizado pela JCP (Juventude Comunista Portuguesa) em articulação com a Comissão de Espetáculos da Festa do Avante!

3. Este concurso permite aos participantes a apresentação pública dos seus trabalhos e, consequentemente, a divulgação e promoção dos jovens músicos e do seu trabalho 

Condições de Participação

4.  Podem participar músicos e bandas profissionais ou amadoras, estando todos colocados em posição de igualdade, e sendo aceites e respeitadas de igual forma todas as correntes musicais

5. A participação da banda/artista está dependente da existência de temas originais, não sendo aceites covers

6. A média etária das bandas e participantes não deve ser superior a 35 anos

7. Em caso de alguma dúvida, cada banda deve procurar esclarecer-se junto da Organização Regional da JCP mais próxima, junto da Sede Nacional da JCP ou da Organização do Concurso de Bandas Novos Valores. O não cumprimento de algum ponto de forma intencional pode conduzir à desclassificação imediata da banda em causa.

Candidaturas

8. As candidaturas constarão de:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (em anexo);

b) Maquetas (CD, DVD ou Ficheiro MP3) enviadas para o mail pnvfestadoavante@gmail.com com 3 temas originais da banda/músico;

c) Vídeo(s) da actuação da banda, prefencialmente dos mesmos temas da maqueta; Um dos vídeos deve ser sinalizado como aquele que pode ser colocado nas redes sociais para a avaliação do público. Na ausência de vídeo, a banda pode enviar um ficheiro áudio para o mesmo objectivo. Admite-se que em alternativa seja indicado um vídeo da banda carregado no Youtube, com o envio do respectivo link.

d) Letras dos temas apresentados, devidamente dactilografadas;

e) Informação acerca do backline utilizado pela banda.

9. Para efeitos de entrega/envio das candidaturas (optar por uma das opções):

- Através de correio eletrónico, no e-mail pnvfestadoavante@gmail.com;

- Num Centro de Trabalho do PCP (com a indicação expressa de ser centralizada à Organização Regional da JCP);

- Na Sede Nacional da JCP – Av. da Liberdade 170, 1250-096 Lisboa.

10. A data limite de entrega das candidaturas para o concurso de bandas será dia 1 de junho de 2022 até às 23:59h, como consta no calendário abaixo.

11. Aquando da recepção da candidatura (por email ou ficha de inscrição entregue presencialmente num Centro de Trabalho), a JCP acusará (através de resposta por email ou contactando o responsável da banda, cujo número de telefone constará na ficha de inscrição) a sua recepção.

12. A JCP não se responsabiliza por qualquer tipo de atrasos em relação ao prazo estabelecido para entrega das candidaturas, nomeadamente atrasos das candidaturas que sigam por correio ou e-mails que não cheguem à organização;

Calendário

Início das inscrições: 1 de abril 2022

Fim das inscrições: 1 de junho 2022

Votações e selecção das bandas vencedoras: 5 de Junho 2022 a 15 de Junho 2022

Divulgação dos resultados: 10 de julho de 2022

Júri e votações

13. O concurso constará de duas fases:

a) Preparação: Audição prévia das gravações e selecção das bandas para a participação no concurso;

b) Votações e eliminatória: com publicação de um vídeo de cada banda a concurso na página de Instagram da JCP (@juventude.comunista.portuguesa) na secção IGTV.

1. A publicação dos vídeos deverá ser efectuada durante o período de votação e selecção das bandas.

2. As 5 bandas/músicos com mais gostos são automaticamente classificadas para a final, e 1 grupo é classificado automaticamente pelo júri e considerado um dos vencedores do Concurso.

3. Das 5 bandas classificadas para a final, são escolhidas mais 2 bandas pelo júri, e consideradas automaticamente vencedores do Concurso de Bandas de 2022.

14. Os critérios a ter em conta pelo júri na escolha das bandas serão:

- mensagem / conteúdo das músicas;

- técnica / execução;

- postura das bandas / enquadramento no espírito do concurso;

15. A composição do júri é definida pela organização do Concurso de Bandas;

16. A decisão do júri é irreversível e não está sujeita a recurso.

17. Qualquer indício de fraude identificado durante o processo de eleição através da rede social da JCP será discutido e a(s) banda(s)/músico(s) em questão poderão ser punidos e até excluídos do Concurso. A reflexão e decisão soberana destes casos será tomada pelo Executivo da Festa do Avante da JCP.

Prémio

17. As bandas vencedoras do Concurso de Bandas Novos Valores ficam automaticamente apuradas para actuar na Festa do Avante! 2022, uma oportunidade para divulgarem a sua música no maior evento político-cultural do país;

a) A cada membro da banda/músico é entregue uma EP (Entrada Permanente) da Festa do Avante! 2022, sendo possível aos vencedores visitar todos os dias da Festa, e não só o dia em que terá lugar o seu concerto;

b) É assegurada a cada elemento da banda/músico uma refeição (podendo optar entre almoço ou jantar) no dia da sua actuação;

c) Questões relacionadas com horários de chegada, horários de soundcheck e tempo de actuação são definidos pela JCP com o devido conhecimento atempado das bandas;

d) A JCP e a Festa do Avante! não garantem quaisquer outras ajudas financeiras aos grupos concorrentes e às bandas finalistas, tais como despesas de transporte, estadia, etc.

Finais

18. Todos os casos omissos serão objecto de apreciação pela organização do Concurso de Bandas Novos Valores e pelo Executivo da Festa do Avante! da JCP, sendo a decisão deste último soberana, não estando sujeita a recurso;

19. O Executivo da Festa do Avante! da JCP reserva-se ao direito de recusar qualquer projecto que considere não se encontrar enquadrado nos objectivos da iniciativa e nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade e amizade que caracterizam a Festa do Avante!, a JCP e o PCP;

20. A JCP reserva-se ao direito de fazer registo (áudio, vídeo, fotográfico, etc) dos elementos de vídeo e áudio enviados pelas bandas ao longo do Concurso de Bandas Novos Valores, das actuações na Festa do Avante! 2022 para utilização posterior por parte da organização. Pretende-se com este registo divulgar os projectos musicais concorrentes.

21. Os Concorrentes poderão contribuir e participar em outros momentos de afirmação e divulgação do Concurso de Bandas e da Festa do Avante! 2022.

22. O Concurso de Bandas 2022 poderá sofrer alterações face aos desenvolvimentos pandémicos da Covid 19, a analisar e definir pelo Executivo da Festa do Avante da JCP, sendo a decisão posteriormente transmitida aos concorrentes.

23. Ao concorrer no Concurso de Bandas Novos Valores da JCP, os participantes estão obrigados a cumprir o presente regulamento. Sem prejuízo de cada Organização Regional informar sobre a existência do mesmo, é responsabilidade de cada banda o seu conhecimento e cumprimento.

Partilha