Apresentação

Escrita em dia

Os Presos e as Prisões Políticas em Angra do Heroísmo


Domingo, 4

11:30, Festa do Livro, Auditório

Esta obra conta as histórias, a vida e o sofrimento de mais de 600 antifascistas que, durante 10 longos anos (1933-1943), viveram tempos desumanos e cruéis nas prisões políticas da ilha: Fortaleza de São João Baptista e Castelo de São Sebastião (Castelinho) e, dentro das suas muralhas, em masmorras sórdidas onde a barbárie habitava: Poterna e Calejão.

Tempos de infâmia e de vergonha, mas também tempos de coragem, de resistência e luta. Neste livro se contam, para que a memória permaneça actuante e viva e a História registe a verdade dos dias de cativeiro desses antifascistas (que nestas páginas se homenageia e nelas inscrevem o seu nome), suas angústias, seu modo sagaz de torcer o destino, de inventar a claridade em tempo de trevas.

Este livro, mais um que a URAP dá à estampa, diz-nos desse património único de coragem, de altruísmo e luta. Memória perene das gerações que resistiram ao fascismo em nome de ideais de justiça, de liberdade livre, de fraternidade, num Portugal outro. Sem usura. Sem exploradores nem explorados.

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606