Teatro

Companhia de Teatro de Almada

Domingo, 4

11:00, Avanteatro

O pequeno Jorge gosta de ter os brinquedos bem arrumadinhos: os comboios, os jogos, os carrinhos. Já tem um computador e adora fazer contas. Com tudo tão certinho, pode dormir tranquilo debaixo dos cobertores. Mas todas as noites um homem despenteado, desastrado e barulhento entra pelo quarto adentro sem pedir autorização. Mexe em tudo, desarruma tudo. Seria insuportável, impossível de aturar! Mas ele torna o quarto quase mágico com tanta música que traz consigo. A Alfa e a Beta dizem que ele é o Beethoven.

É que, ao que parece, o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) era conhecido pelo seu mau feitio. Costumava resmungar sozinho pelas ruas, tinha inesperados acessos de fúria e não raras vezes se meteu em brigas. Na verdade, Beethoven foi um génio. Tinha cinco anos quando o seu pai reparou no seu invulgar talento para a música e decidiu dar-lhe ele próprio as primeiras lições de composição e piano, obrigando-o a estudar muitas horas seguidas, todos os dias. Aos sete anos, deu o primeiro concerto, aos 12 já compunha pequenas peças e na adolescência começou a trabalhar como instrumentista para ajudar a sustentar a família. Aos 27 anos, começou a desenvolver os primeiros sintomas de surdez e aos 48 anos já estava completamente surdo. Isso não o impediu de compor obras belíssimas.

Ficha:
Texto e encenação:Teresa Gafeira