Parido Comunista Português
Alentejo

Alentejo

Outros Espaços

No Alentejo, onde estão representadas as organizações regionais de Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano, terá projecção as propostas do PCP e da CDU para a região, para o desenvolvimento económico, a defesa do meio ambiente, dos ecossistemas, da paisagem e do património. Não faltam também os diversos pratos e vinhos tradicionais e no Palco Alentejo o Cante Alentejano e outras formas musicais tradicionais.

Artesanato e Produtos Regionais

Alforges e talegos feitos de retalhos; artesanato de madeira e cortiça do Alentejo Litoral; azulejos com cortiça de Portel; barros de Beja, de Beringel e do Litoral Alentejano; bonecos de trapo do Litoral Alentejano (profissões tradicionais); cestos de palhinha de Odivelas (Ferreira do Alentejo); chocalhos das Alcáçovas; cortiça de Viana do Alentejo; latoaria de Santiago do Cacém e de Luzianes, Odemira; bonecas de trapos de Santo André, santiago do Cacém, loiças pintadas de Beja; madeira de oliveira de S.Miguel de Machede; peles de Monforte; tecidos em linho de Mértola e de Castro Verde; utensílios da arte de trabalhar a cortiça, o chifre e a madeira.

Uma variada selecção dos melhores vinhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e do Litoral Alentejano. Tintos, brancos e rosés.

Gastronomia

Restaurante de Beja

Ensopado de borrego, carne de porco à alentejana. Vinho da região. sumos, pão e fruta da região.

Bar de Beja

Carne do alguidar, cachola frita, bifanas, queijinhos de ovelha (secos), vinhos de Pias e da região.

Produtos Regionais de Beja

Queijo de Serpa, queijinho de ovelha (seco), merendeira de ovelha. Paios e chouriços de porco preto alentejano, presunto. Pão alentejano. Popias de azeite. Vinhos da Vidigueira.

Cafetaria / Doçaria / Licoreira de Beja

Café, descafeinado, carioca, galão, leite com chocolate, bolos secos, folhadinhos de Castro Verde, pastelinhos de Safara, popias alentejanas,aguardente bagaceira, aguardente de medronho, ginjinha, licor de poejo, whisky.

Restaurante de Évora

Ensopado de borrego, cozido de grão à alentejana, vinhos, sumos, pão e fruta da região.

Bar Petiscos de Évora

Sopa de cação; canja de galinha do campo; secretos de porco ibérico com arroz de feijão; pezinhos de porco de coentrada; carne do alguidar; salada de pimentos à moda de Évora; painho porco preto; queijos; azeitonas; torresmos e vinho da região.

Espaço Bifana de Vendas Novas - As originais do Alentejo

Bifana de Vendas Novas; Vinho regional alentejano.

Cafetaria de Évora

Doces Regionais e conventuais, bolo de amêndoa, bolo de iogurte, bolo de mel, empadas de Arraiolos, enxovalhada, pastéis de Santa Clara, pastéis de toucinho, tortas, sandes diversas, vinho abafado de Borba,café e bebidas.

Restaurante do Pescador (Litoral Alentejano)

Caldeirada à moda de Sines, arroz à pescador.

Petiscos do mar

Salada de polvo, salada de ovas, salada de búzios, salada de bacalhau, salgados diversos.

Bar dos Petiscos

Camarão do rio Sado, carne de alguidar, açorda de alho, linguiça assada, pataniscas de bacalhau, moelas, bifanas, queijos secos, sopa de legumes.

Doçaria Regional \ Leitaria (Litoral Alentejano)

Pequeno almoço com fatias de ovos, Bolo das rosas, bolo de mel, pinhoadas, bolo de torresmos, vasquinhos, tortas e tartes várias, pinhoadas, mel, sandes diversas, café, chá e galão, digestivos e licores regionais.

Restaurante de Portalegre

Ensopado de borrego, febras à nortealentejano, bebidas e frutas.

Bar de Portalegre

Sopa de tomate, açorda à alentejana, canja de galinha do campo; carnes de vinagrete, pimentos fritos, febrinhas da matança, bifanas.

Produtos Regionais de Portalegre

Queijos da zona de Niza e de Souzel, painho, paiola e chouriço de Avis e Montargil. Pão alentejano. Bolos regionais, mel, licores e vinhos do Norte Alentejano.

Partilha