Espaço Internacional

Espaço Internacional

No Espaço Internacional estarão representados partidos comunistas e forças progressistas que, um pouco por todo o mundo, com os trabalhadores e os seus povos, resistem e lutam pelos seus direitos, contra a agressão externa, pela soberania, a liberdade e a democracia, pela melhoria das suas condições de vida, por transformações antimonopolistas e anticapitalistas, por processos de construção de sociedades sem exploração e opressão, por sociedades socialistas. Ano após ano, o Espaço Internacional confirma-se – com os seus restaurantes, bares, artesanato, música, debates e exposições – como o local de encontro de sons, cores, odores e sabores; da cultura, da informação e reflexão sobre grandes temas da actualidade internacional. No Palco Solidariedade vibrarão artistas com os mais diversos percursos que se unem, de forma totalmente solidária, num programa em que a solidariedade internacionalista dá o tom.

O Espaço Internacional será uma vez mais um espaço de fraternidade, de alegria, de convívio e de solidariedade internacionalista entre todos aqueles que anseiam e intervêm por um mundo mais justo, de progresso e de paz.

Num momento em que se agudizam as contradições do capitalismo, em que o imperialismo procura intensificar a exploração dos trabalhadores e atacar a soberania dos povos, em que recrudesce o perigo do fascismo e a escalada da guerra em vários pontos do mundo, o Espaço Internacional da Festa do Avante! espelhará a luta dos trabalhadores e dos povos contra a exploração, o fascismo e a guerra, e em defesa dos direitos, pela paz e a solidariedade internacionalista. Nas paredes, nas cores, nas histórias estão patentes a resistência e luta, passada e presente, dos povos no Mundo, que abrem caminho à esperança, conquistando e construindo hoje o seu futuro.

No ano em que se assinala os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial e os 75 anos do início da Segunda Guerra Mundial, e em que o mundo se encontra em ebulição, é urgente afirmar a luta pela Paz e fortalecer a luta anti-imperialista. Neste âmbito, o Espaço Internacional será o lugar privilegiado para conhecer, conviver e afirmar a solidariedade para com os povos em luta e recordar a história para que ela não se repita.

O Mundo na Festa

São muitos os partidos comunistas e operários e as organizações progressistas que todos os anos visitam a Festa do Avante!. A sua presença na Quinta da Atalaia, ano após ano, é uma sincera manifestação de solidariedade para com a luta dos trabalhadores e do povo português – e, claro, do PCP – ao mesmo tempo que expressa a solidariedade dos comunistas portugueses para com aqueles que, por esse Mundo fora, estão na linha da frente da luta pela Paz, pelo progresso, pela democracia – pelo socialismo. Muitos destes partidos terão uma vez mais os seus pavilhões próprios no Espaço Internacional, o que suscita a natural curiosidade dos visitantes que têm, assim, uma rara oportunidade de contactar directamente com a realidades da luta de muitos partidos e povos.

Este ano, é possível visitar os pavilhões dos seguintes partidos e organizações: Partido Comunista Alemão e A Esquerda (Alemanha); MPLA (Angola); Partido do Trabalho (Bélgica); Partido Comunista do Brasil e Partido dos Trabalhadores (Brasil); PAICV (Cabo Verde); Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; AKEL (Chipre); Partido Comunista Colombiano; Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista de Espanha, Partido dos Comunistas da Catalunha e Bloco Nacionalista Galego (Espanha); Partido Comunista Britânico; Partido Comunista da Grécia; Aliança Nova Nação (Guatemala); Partido do Povo do Irão; Sinn Féin (Irlanda); Partido da Refundação Comunista e Partido dos Comunistas Italianos (Itália); FRELIMO (Moçambique); Organização de Libertação da Palestina; Partido Comunista Peruano; Frente Polisário (Saara Ocidental), FRETILIN (Timor-Leste); Partido Comunista da Turquia.

Notícias

Gastronomia e Produtos Regionais

A Esquerda (Alemanha)

Cerveja alemã

Partido Comunista Alemão

Cerveja

MPLA (Angola)

Pratos, bebidas e doçaria típicos de Angola

Partido Comunista do Brasil

Feijoada à brasileira; picanha; sopa de feijão; caipirinha, caipifruta, caipivodka.

Partido dos Trabalhadores (Brasil)

Feijoada à brasileira; caipirinha.

PAICV (Cabo Verde)

Pratos, bebidas e doçaria típicos de Cabo Verde.

Partido Comunista do Chile

Empanadas e bebidas típicas chilenas.

Partido Comunista da China

Sopa de galinha com milho e cenoura, carne de porco agridoce com ananás, bife temperado, arroz colorido de chau-chau, massa com pimenta preta, chips chinesas com sabor de camarão.

Partido Progressista do Povo Trabalhador – AKEL (Chipre)

Zivania, frappe coffee, commandaria alasia (vinho).

Partido Comunista Colombiano

Mojito macondo; daikiri, café colombiano; rum com mel, chupito rum colombiano; chupito aguardente colombiana, carajilo, cerveja.

Partido Comunista Colombiano

Mojito macondo; daikiri, café colombiano; rum com mel, chupito rum colombiano; chupito aguardente colombiana, carajilo, cerveja.

Partido Comunista de Cuba

Mojito livre; mojito; daiquiri e outros cocktails.

Partido dos Comunistas da Catalunha

Omelete de batata com pão e tomate, tapa de fuet, pão torrado com tomate, arroz preto, creme catalão, salsicha catalã, morcela, chouriço «Ao Diablo», fideuá.

Partido Comunista de Espanha

Sangria, paella, pinchos, vinhos.

Partido da Refundação Comunista (Itália)

Esparguete amatriciana, esparguete à bolognese, esparguete com pesto genovese, esparguete vegetal.

Partido dos Comunistas Italianos

Panzanella, spaghetti del contadino, spaghetti alla puttanesca, spaghetti alla pomarola, salumo (presunto, salame toacano, carnes frias salgadas e lardo), croistini toscani (pão gratinado com tomate e patê de figado), fantasia de Toscana (presunto, salame toscana, carnes frias salgadas, lardo, crostini, legumes em azeite), vino rosso italiano, vinho, cerveja italiana, café expresso e cappuccino, bebidas alcoólicas italiana (ponce, grappa, limoncello e aperitivos), bolo típico – Cantuccini col vin salto.

FRELIMO (Moçambique)

Matapa, caril misto, frango à zambeziana, chamuças, maçaroca, castanha de caju.

Organização da Libertação da Palestina

Pita shwarma, pita falafel.

Partido Comunista Peruano

Bebidas e petiscos típicos peruanos.

Bar da Associação de Amizade Portugal-Cuba

Cuba Livre, mojito, cocktails.

Espaço da Paz e da Solidariedade

Pequenos-almoços, saladas diversas (bacalhau com grão, salada de orelha, jardineira de soja), sopas (caldo verde, canja, espinafres, à lavrador), bifana; panados, pastéis de atum, cuba livre, caipirinha, mojito, moscatel, café.

Associação Iúri Gagarine

Pielméni, buterbrod, gelados russos, ração kosmos; vodka laranja/limão, vodka, gelatinovodka, kvass.

Bar da Solidariedade

Sopas, bifanas, moelas, pipis.

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal

2845-415 Amora-Seixal

E-mail: geral@festadoavante.pcp.pt

Tel: 212224000 | Fax: 212272516