XVII Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!

A XVII Bienal da Festa do “Avante!” terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de Setembro de 2011, na Quinta da Atalaia, como parte integrante do programa da grande Festa que lhe dá nome.

As inscrições terminaram dia 30 de Junho tendo concorrido a nível nacional 102 artistas com 272 obras no total. Foram seleccionados 56 artistas e 84 obras.

Paralelamente a esta iniciativa, haverá um espaço dedicado à Ilustração com o projecto EVA, de autoria de Margarida Botelho. Em 2009, Margarida Botelho criou um projecto de arte e literacia comunitária, com o apoio do Ministério da Cultura  e da UNESCO, ao qual deu o nome de Encontros. Durante oito meses viajou por Moçambique com uma mochila cheia de livros em branco, que foram pouco a pouco ganhando vida através das experiências de muitos meninos grandes e pequenos que participaram no projecto.

Com base nesta experiência nasceu o livro Eva, um livro com duas histórias, com dois retratos de duas meninas, ambas de nome Eva; uma vive na Europa, num país que poderá ser Portugal, e outra em África num país que poderá ser Moçambique. O livro Eva foi ilustrado como se fosse um filme de animação; foram construídos cenários, objectos e personagens/marionetas que depois foram fotografados para serem as ilustrações do livro.

Ainda no espaço dedicado à Artes Plásticas, vai estar patente uma exposição dedicada à obra de Cipriano Dourado (Penhascoso, 1921 – Lisboa, 1981) artista plástico do neo-realismo português. Cipriano Dourado destacou-se através da gravura e da aguarela, tendo como temática recorrente a Mulher e a Terra.

XVII Bienal  de Artes Plásticas da Festa do Avante!