Cidade da Juventude

Dos jovens para os jovens

Não só a diversidade de iniciativas que a Festa oferece está ligada aos gostos da juventude, como também os jovens podem aqui encontrar um espaço criado por jovens e para jovens, a Cidade da Juventude, que reflecte de forma ímpar os seus sonhos e aspirações. Esta «Cidade» é marcada pela denúncia dos principais problemas da juventude – relativos à educação, emprego, habitação, cultura, desporto, associativismo, … – e pela sua luta por uma sociedade onde vejam alcançados os seus direitos.

São precisamente estes os temas que estarão reflectidos nas pinturas das paredes da «Cidade», assim como na exposição política que afirma as posições da Juventude Comunista Portuguesa. O espírito de camaradagem e de combatividade da juventude em luta é transmitido também em todo o ambiente criado nos vários espaços da Cidade da Juventude.

Aqui podem encontrar vários bares, uma banca de venda de diversos materiais, e palcos que proporcionam muita animação, uma rica demonstração cultural e debate político.

No Palco Multiusos, já conhecido pela diversidade de iniciativas, será mais uma vez marcado pela participação de jovens artistas das mais diversas áreas, com actividades que promoverão grandes momentos de convívio: concertos acústicos, espectáculos de tunas, ballet, ilusionismo, workshops, teatro, karaoke, dj's e debates sobre temas ligados à juventude. Todas as condições estão reunidas para grandes momentos de convívio e discussão política.

O Palco Novos Valores, já conhecido no panorama musical nacional, será outra das grandes atracções deste espaço, com a participação das bandas vencedoras dos vários concursos regionais dinamizados ao longo do Verão, onde as bandas de garagem e novos talentos têm oportunidade de mostrar a sua música. Os novos valores têm aqui voz, sendo um espaço onde o visitante da Festa poderá conhecer a boa música que se faz em Portugal.

A discussão sobre os problemas da juventude portuguesa e a sua luta estará sempre presente, a par dos grandes momentos de convívio. Não só através dos debates, mas também através do contacto de militantes da Juventude Comunista Portuguesa com os jovens visitantes da Festa – quer seja na venda do seu jornal , o Agit, quer seja nas brigadas de contacto, que têm uma vez mais como objectivo fomentar a discussão sobre a situação da Juventude, apelando à sua organização na luta pelos seus direitos e à adesão na organização revolucionária da juventude portuguesa.

A juventude que passa pela Festa do Avante não pode deixar de passar pela Cidade da Juventude, e ver com os seus próprios olhos o ambiente alegre e combativo criado pelos milhares de jovens que ali se encontram!

Cidade da Juventude