Espaço Internacional

A Festa da solidariedade internacionalista!

Numa situação internacional em que se aprofunda a crise do capitalismo, à qual este procura responder com a intensificação da exploração e da opressão, no Espaço Internacional marcará viva presença a luta dos trabalhadores e dos povos de países de todos os continentes, contra a agressão e a guerra imperialista, contra a exploração e a opressão, pelo progresso e justiça social, pela soberania e independência nacionais, pelo socialismo.

O Espaço Internacional testemunha a intensa actividade internacional do PCP, partido patriótico e internacionalista, que ao longo dos seus 90 anos de existência sempre foi solidário com a causa da emancipação dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo.

Neste espaço que será consagrado ao tema «Solidariedade internacionalista, pela paz, o progresso, a cooperação e o socialismo», os visitantes terão oportunidade de tomar contacto com a intervenção política de dezenas de delegações de partidos comunistas, forças democráticas e progressistas e movimentos libertação, como: Alemanha (PC Alemão e A Esquerda), Angola (MPLA), Brasil (PC do Brasil e Partido dos Trabalhadores), Cabo Verde (PAICV), Chile (PC do Chile), China (PC da China), Chipre (AKEL), Colômbia (PC Colombiano), RPD Coreia (Partido do Trabalho), Cuba (PC de Cuba), Espanha (PC de Espanha, PC da Catalunha e Bloco Nacionalista Galego), Grã-Bretanha (PC Britânico), Grécia (PC Grego), Irão (Partido do Povo), Irlanda (Sinn Féin), Itália (PRC e PdCI), Moçambique (FRELIMO), Palestina (OLP), Peru (PC Peruano), Sahara Ocidental (Frente Polisário), Timor Leste (FRETILIN), Turquia (PC da Turquia) e Uruguai (PC do Uruguai).

Debates e momentos de solidariedade, exposições, música, gastronomia, o artesanato, a dança, a poesia e a troca de opiniões e experiências irão caracterizar este espaço de fraternidade, de alegria e de solidariedade internacionalista.

A actualidade internacional, a solidariedade, a cultura

Na Festa do Avante estarão em debate importantes questões da actualidade internacional e a solidariedade com a luta dos povos.

A crise do capitalismo e a luta dos trabalhadores na Europa, as conquistas e os desafios na China, a revolução cubana, a agressão imperialista ao Mundo Árabe ou a questão cipriota e a situação em Chipre terão importantes momentos de informação e debate .

Realizar-se-ão ainda diversos momentos de solidariedade em vários locais da Festa do Avante. No espaço de Lisboa realizar-se-á um momento de solidariedade com o PC da Boémia e Morávia. Com o povo colombiano no espaço do Porto. Em Santarém será evocada a situação no Peru. A solidariedade com a Palestina terá um momento de forte expressão em Setúbal. O momento de solidariedade com a Revolução bolivariana será Braga, e com a luta do povo saharaui no espaço do Alentejo .

O Palco da Solidariedade do Espaço Internacional terá um diversificado e intenso programa que dará a conhecer música nacional e de outros países, um palco que dará expressão á cultura, á solidariedade e á luta.

Espaço Internacional

Palco Solidariedade

Dia 2, Sexta-Feira

20:30
Música
21:30
Música
22:30
Música
23:30
Música

Dia 3, Sábado

19:00
Música
20:00
Musica
21:00
Música
22:00
Musica
23:00
Música

Dia 4, Domingo

15:30
Música
16:30
Música
20:00
Música