Gonçalo Sousa

Harmónica Cromática

Jovem músico lisboeta iniciou os seus estudos musicais aos 16 anos, no centro musical de Cascais, estudando guitarra clássica e formação musical.
Em 2002 entra na escola de jazz, Luis Villa Boas Hot Clube de Portugal, onde se manteve até 2006, aqui estudou guitarra jazz com Bruno Santos (durante o ano de 2003 estudou também guitarra portuguesa com Antonio Parreira na Casa do Fado, tendo participado no concerto de homenagem a Carlos Paredes na Aula Magna), piano com Filipe Melo, combo com Afonso Pais e improvisação com João Moreira. Em 2003 decidiu iniciar o estudo da harmónica cromática de forma autodidacta (após presenciado um concerto com o genial harmonicista espanhol Antonio Serrano), tendo mais tarde uma aula particular com o mais conceituado harmonicista da cena jazz moderna, Gregoire Maret (toca com Pat Metheny, Cassandra Wilson, Marcus Miller) e outra com o grande harmonicista português Raul Mendes (várias vezes campeão mundial de harmónica solo e membro fundador do trio português Mendes Harmonica Trio).

Para ampliar os seus estudos jazzísticos, participou em várias masterclasses, com músicos como Perico Sambeat, Bernardo Sassetti, David Binney ou Carlos Barretto. Como “sideman” tem tocado com “jovens” e “velhos”, músicos de jazz nacionais, tais como Gualdino Barros, Rui Caetano, Bruno Santos, Zé Maria, Emílio Robalo, Barros Veloso, Maria Anadon e Francisco Costa Reis. Foi membro representativo da escola do Hot Clube na Festa do Jazz do S. Luiz em 2006 e 2007. Além do mundo jazzístico, tem tocado diversos estilos, desde bossa nova, samba, reggae, semba, passando pelo funk, ao drum´n´bass ou ao house, de salientar a participação no último disco do grupo português Ala dos Namorados.

Gonçalo Sousa