Danças Ocultas

Danças Ocultas apresentam o seu mais recente álbum “Alento”, um disco que celebra a carreira internacionalmente aplaudida deste grupo. Composto por Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel, Danças Ocultas utiliza o acordeão diatónico, vulgo concertina, para dar sopro às suas composições, distinguindo-se não só pela formação singular mas, sobretudo, pela profunda originalidade da música que criam. O ano de 2010 foi especial para os Danças Ocultas, cabendo-lhes a honra de encerrar o WOMEX, o mais prestigiado certame internacional dedicado à world music, com uma actuação numa das melhores salas da Europa, o Koncerthuset, em Copenhaga. Além disso, triunfaram perante os exigentes públicos de Rodrigo Leão e Tindersticks, nomes importantes para quem abriram concertos em Portugal.

Os aplausos para o reportório incluído em “Tarab”, o seu registo anterior, são unânimes por todos os países onde apresentam a música que criam, uma sonoridade sem paralelo, por nela se escutar a profunda alma portuguesa, mas também ecos do Oriente, de África e de outras latitudes, ecos do mundo.
Por ser tão especial, a música dos Danças Ocultas tem estado na base de diversos convites. Os corpos de ballet de Lorraine ou, em Portugal, da Gulbenkian, já traduziram em palco e em movimentos físicos a beleza invisível desta música profundamente emotiva.

Danças Ocultas
Dia 3, Sábado