Artesanato e produtos regionais na Festa

Açores: Cerâmica de Lagoa, licores da Ribeira Grande, «Mulher de Capote», Angélica de S. Jorge, vinho de cheiro, chá da Gorreana, compotas, vinho de cheiro, pimenta regional, Kima, Ananás, queijo de São Jorge.

Alentejo: Mantas de lã e de retalho, tecidos em linho das terras de Mértola, e Castro Verde, barros de Beringel, Beja, Flor de Rosa e de Niza, loiças pintadas de Beja, cestos de palhinha de Odivelas (Ferreira do Alentejo), talegos feitos de retalhos, peles de Portalegre, artesanato de madeira, cortiça do norte Alentejano.

Algarve: Dom Rodrigo, Bolos de Amêndoa, Queijo de figo, Figos e Amêndoa, Figos a peso, Licores regionais, Aguardente de medronho, Mel, Flor de sal; Artesanato – empreitas de canas, bonecas de Martinlongo e barros de Aljezur.

Aveiro: Doçaria de Aveiro: Ovos-moles de Aveiro, Pão-de-Ló de Arouca e de Ovar, Morcelas e Castanhas Doces de Arouca.

Braga: Olaria de Barcelos; brinquedos de madeira de Vila Verde; cestos e chapéus de palha de Falé; peças em barro dos Artesãos: Júlia Ramalho, Mistério, Rosalina, Carlos Baraça, Conceição Sapateira, José Esteves e Manuel Macedo pela primeira.

Bragança: Máscaras Varge, Ouzilhão e Bragança , Linhos e Lãs, Instrumentos musicais de Nogueira, Latoaria e Cestos de Cidões, miniaturas de Caretos de Podence.

Coimbra: Doçaria Regional:Pastéis de Tentúgal, Queijadas, Nevadas de Penacova, Barrigas de Freira, Pastéis de Santa Clara, Folar, Bolo de mel, Pão de Ló, Vinhos de Bairrada: Cantanhede, Souselas, Vinhos do Dão: Nogueira do Cravo e da Região de Sicó, Queijo do Rabaçal. Artesanato com a Loiça de Coimbra e peças de tanoaria .

Guarda e Castelo Branco: Presunto, enchidos, queijos da Serra e da Idanha-a-Nova, Mel e fruta. Vinhos da região – Brancos e tintos – de oito Adegas Cooperativas.

Lisboa: Pavilhão do Coleccionador. Feira da Ladra, Sai sempre. Vinhos regionais de Adegas Cooperativas da Carvoeira, Labrunheira, Arruda dos Vinhos; da Quinta de Vale de Olhalvo; Sociedde de Vinhos V. Matos; Sociedade Agrícola Félix Rocha; Sociedade Agrícola Carneiro; Vinhos Filipes; Vinhos Raul Botas (Alão) e Sociedade de Vinhos de Aveiras de Cima.

Leiria: Espaço de venda e exposição de vidro da Marinha Grande. Os coleccionistas poderão adquirir o copo da Festa do Avante! deste ano.

Madeira: Bolo de mel; broas de mel; rebuçados de funcho e de eucalipto; bolsas tradicionais; barrete de vilhão, brinquinhos e os pauzinhos da Poncha, leques tradicionais.

Porto: Filigranas de Gondomar; malhas e mantas de Vila do Conde; Couros de Amarante; louzas de Valongo.

Santarém: Tigeladas de Abrantes, pão-de-ló de Rio Maior, bolos de cabeça, Broas e Arrepiados de amêndoa de Torres Novas, Pampilhos de Santarém. Abafado e Ginginha a copo. Enchidos de Almeirim.

Setúbal: Olaria de Barro e azulejos pintados, bolos e licores tradicionais da região. Vinhos Regionais de: Adega Cooperativa de Palmela, Adega Cooperativa de Pegões, Adega Camolas, Venâncio da Costa Lima, Sucessores Ldª., Xavier Santana, Casa Agricola Horácio Simões, Quinta do Alcube, Casa Ermelinda de Freitas, Casa Agricola Assis Lobo, Herdade do Castanheiro.

Viana do Castelo: Lenços garridos, bordados e rendas de Viana; lenços de namorados, socas e chancas de Paredes de Coura; latoaria de Vila de Punhe, rocas e fusos de Arcos de Valdevez,Espigueiros de Soajo, linho de Ponte da Barca, louça de Viana e de Carvoeiro, artefactos e artesanato em madeira de Darque e Barroselas. Vila Real: Moscatel de Favaios, vinho tratado, produtos regionais, Vinhos reserva do Douro e Aguardentes da região.

Viseu: Barro preto de Molelos; bonecos de trapos; peças em miniatura de Lalim. Vinhos do Dão – tintos e brancos – das Adegas Cooperativas de Mangualde (Foral D. Henrique, Reserva 2003), Silgueiros, UDACA (Adro da Sé, D. Divino). Espumantes e Rosés: Murganheira (Reserva Bruto, Malvasia Fina) e Cooperativa do Távora (Terras do demo, Aquilinus). Vinhos de Quinta, do Dão, premiados. Monocastas: Touriga, Jaen, Aragonês, Tinta Roriz.

Artesanato e produtos regionais na Festa