Parido Comunista Português
Dança na Festa

Dança na Festa

A Festa do Avante é, por si só, um espaço privilegiado onde se promove a música e a dança. A valorização e o respeito pelos diversos estilos e ritmos de dança estão patentes nestes dias pela Quinta da Atalaia, onde se realiza a Festa do Avante nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, como se pode sentir com mais de uma dezena de artistas que trazem oo  Swing, o Blues o Funk, o R&B e as outras danças Afro-Americanas com o baile Folk Zikhamu, no Palco Raízes, com o Semba, Gumbé e Coladera, com Liliana Almeida, Kimi Djabate e Rolando Semedo, no Auditório 1º de Maio, com a Música Electrónica, The Strange Algorithm Series, no Palco Agit ou ainda com Tèada, Música Tradicional Irlandesa, no Auditório 1º de Maio.

Por estes dias a Festa do Avante proporciona aos visitantes vários pontos de encontro para os entusiastas dos bailes que vão desde a música popular portuguesa, onde se inserem os Burricos, no palco Raízes, passando por diferentes continentes, como é o caso da música africana, com Bonga no Auditório 1º de Maio e da música latina, com San la Muerte Cumbia Club, ou Brasileira com o Maracatu dos Baque do Tejo, ambas no Palco Solidariedade. Omiri com Celina da Piedade, no Auditório 1º Maio, Marenostrum, no Palco Raízes ou Kilôko, no Palco Solidariedade prometem espetáculos que são verdadeiros bailes improvisados. A Festa conta ainda com o concerto Canções de Roda, no Palco 25 de Abril, que convida filhos, pais e avós a cantar e a dançar temas eternos promovendo o intercâmbio entre gerações. 

A dança vive-se por toda a festa, exemplo disso são os workshops como o da Dança do Ventre no palco Agit na Cidade da Juventude, as Oficinas de Danças de Roda da Serra de Grândola, no Palco Alentejo, passando pela aula de Zumba no Espaço Desporto ou ainda as Danças do Mundo no Espaço Criança. Estes são momentos de aprendizagem que convidam a um pezinho de dança. 

No Espaço Desporto serão proporcionados espetáculos de dança como a Gala de Dança Desportiva, no Avanteatro, Cosmos cruza diversos estilos musicais com Dança Contemporânea, o Grupo de artistas da Província de Fujian apresenta aos visitantes da festa danças de grupo e a solo, no Auditório 1º de Maio e o Palco Raízes contará com a presença de diversos Ranchos Folclóricos do nosso País como por exemplo o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã.

Partilha