O CineAvante! propõe, este ano, um programa variado, para diferentes idades, e de imensa qualidade, com uma nova e diferente visão sobre o cinema.

As manhãs são dirigidas às crianças com um conjunto de filmes de animação exibidos em colaboração com a Monstra – Festival de Animação de Lisboa.

No sábado, o CineAvante! vai ter «A Monstra à Solta», uma forma de continuar a homenagear Vasco Granja, militante do PCP, e de divulgar o cinema de animação produzido em todo o mundo, tal como ele fez durante anos na RTP. «Acreditava do Nada», «Amélia & Duarte», «Do Céu e da Terra», «Estilhaços», «Fado do Homem Crescido» e «Fuligem» são as obras, nacionais, que integram esta sessão de animação, para maiores de 12 anos.

A «Monstrinha», no domingo, com obras de Portugal, Alemanha, Croácia, EUA, França, Letónia e Rússia, é dirigida para crianças a partir dos três anos, que poderão ver «Poder Minúsculo», «Professor Balthazar – Vida de Desportista», «Senhor Jaime», «Joaninha», «Capitão Peixe», «Uma pequena senhora gorda», «Quando as maçãs rebolam», «Olá Amigo», «O Hipopótamo e o Sumo», «Doce Casulo», «Hóspede Perfeito», «Um, Dois, Árvore» e «Alfabeto Divertido».

O melhor do cinema português contemporâneo continua a ser a grande aposta deste espaço. A diversidade salta à vista, através das películas: «Cavalo Dinheiro», «Balada de um Batráquio», «A Glória de Fazer Cinema em Portugal», «Montanha», «Volta à Terra», «O Dr. Adrián e os 5 Senhores».

Os filmes documentais «Auto Rádio», «Condrong», «Edeme», «Que dia é hoje?», «Vales e Valeiras» abrem aos espectadores mais possibilidades de contacto com a cultura e a história.

No sábado à tarde tem lugar a já habitual sessão de curtas-metragens do Shortcutz Lisboa, onde passarão: «Pronto, Era Assim», «Bicho Vai» e «Swallows».

A programação do CineAvante! conta ainda com duas longas metragens estrangeiras: «Journey To Hell» e «A Lei do Mercado».

Partilhar