Apresentamos os aspectos centrais do Programa da 40ª Festa do Avante! a que a edição do Jornal Avante!, de hoje, dá particular destaque com a saída de dois suplementos a ela inteiramente dedicados.

Trata-se da 40ª Festa do Avante!, que se realiza nos dias 2, 3 e 4 de Setembro na Atalaia, Amora, Seixal, 40 anos depois de em 1976 na FIL se ter iniciado este percurso de uma Festa única, aberta a todos, onde a música, a arte e a cultura são presença constante, uma Festa do trabalho e da militância tornada possível com a conquista da Democracia e da Liberdade.

Este ano a Festa fica indelevelmente marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo, adquirida com o objectivo de vencer constrangimentos, de alargar e valorizar a Festa.

Aquisição suportada numa Campanha Nacional de Fundos que atingiu os seus objectivos fruto da contribuição de muitos membros do Partido e da JCP, de outros democratas e amigos do Partido e da Festa, com o mesmo espírito militante com que todos os anos se ergue esta magnifica realização e beneficiando do respeito, do orgulho e carinho que a Festa do Avante! construiu ao longo de 40 anos.

Vamos fazer uma Festa maior, preservando a sua identidade, a Festa do Avante!, grande festa popular, festa do povo, dos trabalhadores e da juventude portuguesa, Festa que é espaço de liberdade, convívio, alegria e liberdade, espaço de valorização da cultura e das artes, de solidariedade e camaradagem, Festa aberta a todos pela mão do Partido Comunista Português.

Uma Festa maior com o objectivo de oferecer melhores condições a todos os que a visitam e nela participam, no magnifico espaço da Quinta da Atalaia, onde vão encontrar mais espaço, mais sombras, mais zonas de estar, um renovado acampamento destinado aos visitantes da Festa, um verdadeiro festival de gastronomia regional com pratos e produtos de todo País.

Uma atenção especial para as crianças que encontrarão um novo espaço completamente renovado, ampliado e inclusivo, servido de melhor área arborizada, com novos brinquedos, que permitem a todas as crianças, incluindo as com necessidades especiais, usufruir da Festa.

A Festa do Avante! apresenta um amplo e vasto programa que percorre inúmeras áreas da música, ao teatro, ao cinema, à Ciência, à valorização do Livro e da leitura, às artes plásticas, ao Desporto e oferece a todos motivos de interesse para três dias de festa.

Dos espectáculos que passarão pelo Palco 25 Abril, que abre na 6ª feira com o Concerto Sinfónico para as 40 Festas, pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa e pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat, pelo Auditório 1º Maio mas também pelo Palco Solidariedade, Palco Arraial, Palco de Setúbal, Palco Alentejo, Café Concerto de Lisboa e o novo espaço do Fado de Lisboa, Palco Agit e pelo Palco Novos Valores, que recebe as bandas seleccionadas no concurso promovido pela JCP, que realizou em todo o País 29 eliminatórias e finais e onde participaram mais de 100 bandas.

No teatro onde marcarão presença:
Companhia de Teatro de Almada – O Feio
A Barraca – Tartufo
All’Opera – Companhia de Ópera Itinerante – ‘Rita’ Ópera de Donizetti
Rei Sem Roupa – ARRE – Peça para dois burros e dois actores
NARRATIVENSAIO – AC – Onde o frio se demora
AL.GU.RES Associação Cultural – “Levantei-me do chão”
Output Teatral de Lisboa – “D. Afonso Henriques 3em1”

No Cinema poderemos assistir a:
“Montanha” de João Salviza
“Volta à Terra” de João Pedro Plácido
“Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa
“O Dr. Adrián e os 5 Senhores” de Francisco Moura Relvas

No espaço Ciência, a exposição é dedicada aos 40 anos da Constituição da República Portuguesa, sublinhando os acontecimentos e as descobertas mais significativas protagonizadas por cientistas portugueses nos últimos 40 anos.

Nas artes plásticas, duas exposições “Gravura hoje” com a participação de cerca de 40 gravadores onde se sublinha o papel determinante da gravura em diversos períodos da história das artes e a sua afirmação na arte contemporânea e “ Cenas do Século XX” do Arquitecto Francisco da Silva Dias.

No Desporto em mais de 30 modalidades, umas de raiz popular, outras de alta competição, milhares de atletas, em representação de colectividades, associações ou Federações ou simples praticantes informais contribuirão para que a Festa se afirme como um dos maiores e mais dinâmicos encontros desportivos de carácter informal do País. No desporto da Festa a presença do Xadrez, Malha e Chinquilho, Yoga, Basquetebol, Matraquilhos, Patinagem, Voleibol, Andebol, Danças de Salão, Ginástica, Artes Marciais, Slide, Escalada, Hóquei em patins, Boxe, Futsal, Boccia, Zumba, Hip Hop, entre outras e um especial destaque para a Corrida e a caminhada que se realizam no Domingo.

No plano político o Comício da Festa será o momento alto, no domingo, com a intervenção do Secretário-geral do Partido, que intervirá também no acto de abertura da Festa às 19h00 de 6ª feira. Acto que se realizará num novo local, na Quinta do Cabo, junto ao Espaço Central, assinalando a abertura da 40ª Festa do Avante! e também a abertura do espaço da Quinta do Cabo.

O Espaço Central, coração político da Festa, albergará as principais exposições políticas patentes na Festa dedicadas este ano à Precariedade, flagelo que atinge centenas de milhar de trabalhadores, em particular das novas gerações no seguimento da campanha desenvolvida pelo Partido “Mais direitos, mais futuro – não à precariedade”; à situação política, que centrada no actual momento, afirmará a luta dos trabalhadores e das populações como indispensável para defender, repor e conquistar direitos, e valorizará o papel indispensável e insubstituível do PCP para as soluções dos problemas nacionais, afirmará a proposta de uma política patriótica e de esquerda e a importância do PCP e do seu reforço, em todos os planos, no ano em que vai realizar o seu XX Congresso; às 40 Festas do Avante! valorizando os seus principais traços e características, destacando alguns dos seus principais momentos e projectando para o futuro a valorização desta grande realização; e ainda uma exposição dedicada à Máscara Ibérica, valorizando este elemento de identidade e cultura popular.

No Espaço Central encontram-se também os principais espaços de debate, onde ocorrerão alguns dos mais de 30 debates sobre os mais variados temas de actualidade política nacional e internacional que terão lugar na Festa. Temas como a Defesa da soberania nacional e a rejeição da submissão à União Europeia; a luta pela defesa, reposição e conquistas de direitos; o combate à precariedade; a redução do horário de trabalho e a luta pelas 35 horas, evocando os acontecimentos de Chicago que estiveram na origem do 1º de Maio; a importância do controlo público da banca; a defesa da produção nacional; a valorização da CDU e o seu papel nas autarquias; a Constituição da República nos seus 40 anos; o PCP e a importância do seu reforço e da valorização do seu programa de Democracia Avançada – Os valores de Abril no futuro de Portugal, entre outros.

A Festa do Avante!, pelo que é, pelo que representa e significa, pelo programa que apresenta, pelo ambiente fraterno que proporciona, pela sua 40ª edição, pela sua valorização, pelo alargamento à Quinta do Cabo é, este ano, um acontecimento a que não se pode faltar.