Festa do Livro

Numa Festa que se quer sempre melhor, a Festa do Livro apresenta este ano importantes novidades, que vão para lá dos livros que estão à disposição dos visitantes durante os três dias da Festa, dos lançamentos e dos convívios sempre renovados.

Os livros são, contudo, os grandes destaques. O VI tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal é uma das principais novidades. São discursos, entrevistas, sessões de esclarecimento, que vão de Janeiro a Outubro de 1976, um período marcado pela realização de eleições legislativas e presidenciais, pela necessidade de consolidação do regime democrático e por uma intensa luta contra a recuperação capitalista que procurava dar largos passos contra as conquistas da Revolução.

Destaca-se igualmente a publicação de As 12 Conferências da Reforma Agrária – Um Testemunho da Revolução de Abril, um trabalho da Associação Povo Alentejano, altamente documentado, que permite, a partir das Conferências da Reforma Agrária, trazer um registo histórico do que realmente foi esse exaltante processo da Revolução Portuguesa e da sua importância e actualidade. Essa importância e actualidade revela-se também pela sessão que se realiza sábado à tarde, no Auditório da Festa do Livro, em que esse livro e outros de diversos autores permitem revisitar diferentes aspectos do processo revolucionário da Reforma Agrária.

Claramente actual é o livro Dossier BES/GES – Um Retrato do Capitalismo Monopolista em Portugal, que, como o título indica, faz um retrato desse símbolo do capitalismo em Portugal, que sobrevive a duas guerras e a duas mudanças de regime, e regista o trabalho ímpar do Grupo Parlamentar do PCP na Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do Grupo Espírito Santo.

Mas há mais novidades, de que se destacam três novos livros de António Avelãs Nunes, cujos textos se entrecruzam: A «Europa» como Ela É, Os Trabalhadores e a Crise do Capitalismo e O Euro – Das Promessas do Paraíso às Ameaças de Austeridade Perpétua, o novo trabalho de José Barata-Moura, Marx, Engels e a Crítica do Utopismo, o terceiro volume da antologia poética de Manuel Gusmão Contra Todas as Evidências, com um texto inédito, e uma nova edição de O Tempo das Giestas, de José Casanova.

Juntando a estas novidades uma nova arrumação do espaço interior, que permite a inclusão de um espaço infanto-juvenil com programação própria, as sessões de lançamento e de autógrafos, as promoções e os descontos em milhares de títulos de dezenas de editoras, são mais que muitas as razões para visitar a Festa do Livro.