Desporto para todos: um lema, um conceito, uma prática

A cultura física, e em particular o desporto, é uma criação social do homem. Por isso defendemos a aplicação de medidas específicas que garantam a qualidade humanizadora das actividades desportivas respeitando a equidade entre sexos e a sua condição social, apoiando a existência real do desporto popular dinamizado pelo movimento associativo e popular, o desporto para todos, o desporto de alta competição e de todas as outras formas desportivas.

O PCP tem provado que é possível uma política desportiva de massas verdadeiramente ao serviço do povo. Por isso, também, a sua presença na Festa do Avante!. Milhares de atletas de todas as idades, praticantes de mais de 30 modalidades desportivas, algumas de raiz genuinamente popular, outras de alta competição, em representação de centenas de colectividades e associações, dezenas de equipas informais ou simples participantes em nome individual, com redobrada alegria e entusiasmo fazem todos os anos da Festa do Avante! também a Festa do Desporto.

Realce especial merece, pela crescente participação, a Corrida da Festa, que uma vez mais se realiza na manhã de dia 6 de Setembro, domingo.