As Crianças também vão à Festa!

As Crianças também vão à Festa!

A Festa do Avante! – é um espaço para ser visitado pelas famílias, e como gostamos de receber bem quem a visita é, por isso, um espaço de excelência para o lazer e o convívio, entre diferentes gerações. Tendo a preocupaçao de responder às necessidades das famílias e dos mais jovens, temos ao dispor em vários espaços actividades específicas, como o Teatro, o Cinema, a Dança a Música e o Desporto.

As crianças na Festa

Quanto ao teatro, poderão assistir a um espectáculo de música para infância com “Teleguinho - Costurar Cantigas e histórias”, com Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, no Avanteatro, no domingo às 11 e às 12 horas. Quanto ao cinema, e porque a “Monstra anda à Solta” na Festa, podem assistir ao filme de animação “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, que será exibido às 11h30 de domingo. Na dança, poderão assistir no sábado, às 11h00 no Avanteatro, ao espectáculo de dança da Companhia de Dança de Almada, Re-ligações.

Muitas vezes, quando se pergunta a uma criança o que quer ser quando for grande, ouvimos como resposta - cientista. É a pensar nestes futuros cientistas e em todas as crianças, que o Espaço Ciência irá ter um lugar só para elas. Aqui, para além brincar e aprender, é possível terem um contacto fácil e didático com matérias difíceis e poderão realizar experiências no mini-laboratório, disponibilizado para elas. Haverá ainda surpresas para os mais pequenos, onde ficarão a saber que, sem luz, não haveria vida. E como o tema é a luz, poderão entreter-se a pintar desenhos subordinados à luz.

Ler faz bem, e quanto mais cedo se começar melhor será. Por isso, criar hábitos de leitura nas crianças e jovens irá ajudá-los no seu desenvolvimento e fará com que futuramente possam continuar a manter o contacto com a escrita. E é a pensar nisso que terão um espaço infanto-juvenil com programação própria na Feira do Livro.

Estar na Festa é vida e movimento, e como as crianças nunca estão “paradas” têm ainda, a juntar a todas estas actividades, o desporto. Para além dos jogos que terão no seu espaço, têm ainda os matraquilhos, o slide, a parede de escalada onde se poderão divertir imenso.

No sábado às 18h00, pode-se assistir no Polidesportivo a um jogo de Hoquei em Patins (benjamins), entre o Clube Desportivo Fabril e o Seixal FC 1925. Na final do Torneio Avante Jovem em Futsal, que se jogará no domingo, também no Polidesportivo, à tarde, teremos às 16h00 em Traquinas (7-8 anos), a final joga-se entre a Escola Academia Sporting de Corroios e a Geração Benfica do Barreiro, e às 17h00 em Benjamins (9-10 anos) entre o GMD União e Progresso de Vendas de Azeitão e o GD de Alfarim.

No Espaço Criança, dinamizado pela Associação «Os Pioneiros de Portugal”, haverá variadíssimas actividades e formas de as crianças se divertirem. Para além do parque infantil, com vários brinquedos, teremos as conhecidas pinturas faciais e os ateliêrs. Novidade, novidade, serão os novos jogos e as novas brincadeiras que estarão reservadas para os pequenotes.

Aqui, onde a alegria dos mais novos anda de mãos dadas com a vontade de um futuro melhor, a Festa é das crianças para as crianças.