Festa do Avante! 2024 - 6, 7 e 8 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

Ir para o topo
Parido Comunista Português

O que é

A Festa do Avante! é um evento político-cultural, organizado pelo Partido Comunista Português. É o maior e o primeiro evento do género realizado em Portugal. A primeira edição realizou-se em 1976, na FIL, em Lisboa. Tendo passado por outros locais, realiza-se, desde 1990 na Quinta da Atalaia, na freguesia da Amora, no concelho do Seixal, num terreno junto à baía. Por norma, tem a duração de três dias que começa na primeira sexta-feira de Setembro.

É aberta ao público, mediante um título de entrada ("EP - Entrada Permanente", título de solidariedade) de valor reduzido e que dá acesso a um vasto programa de âmbito extraordinariamente alargado. Os visitantes podem assistir a inúmeros concertos de música de vários géneros musicais (incluindo música clássica), em diversos palcos de diferentes dimensões, a actuações de grupos corais, de ranchos folclóricos, a animação de rua, a dança, a peças de teatro, a cinema. Realizam-se dezenas de debates políticos, exposições políticas e de artes plásticas, de ciência (incluindo experiências). Há gastronomia, artesanato e jogos tradicionais. Há a festa do livro e do disco. Há um espaço com um parque infantil com actividades e programação dedicada às crianças. A Festa inclui também um importante programa desportivo com inúmeras modalidades. Um dos momentos altos é a realização do Comício.

A sua construção é feita de forma militante. São os comunistas e amigos que constroem a Festa dedicando o seu tempo livre e o melhor das suas capacidades para organizar e construir o programa, para montar as estruturas, para pintar as paredes, montar os balcões e as exposições, cuidar dos espaços verdes, etc. São também eles que asseguram o funcionamento nos dias da Festa. Esta característica única - em que se anula a fronteira entre quem faz e quem usufrui - dá à Festa um ambiente diferente de qualquer outro.