Festa do Livro

Sempre aguardado é o espaço da Festa do Livro, onde as conversas se misturam com as páginas e o alegre convívio com milhares de títulos e dezenas de editoras.

No ano em que se assinalam os 40 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, o grande destaque editorial vai para o V tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, que inclui os principais textos, entrevistas e discursos do período que vai de Abril de 1974 a Dezembro de 1975. Esta importante publicação surge também no seguimento da Fotobiografia de Álvaro Cunhal, lançada em 2013 e que estará disponível na edição deste ano, e de «Três Ensaios em Torno do Pensamento Político e Estético de Álvaro Cunhal», da autoria de José Barata-Moura, obra já de 2014.

Sendo certo que esse será o principal destaque, as novidades contudo são muitas mais. «O Partido Comunista Português e a Luta Sindical II», uma recolha essencial de textos de 1974 a 1995, e os títulos «A Guerra Colonial - Conspiração», de José Jorge Martins, e «Angola. Os anos dourados do colonialismo. A Insurreição», de Mário Moutinho de Pádua, que vêm dar mais um importante contributo para a questão da guerra colonial, são mais alguns exemplos de obras a marcar as comemorações da revolução. Registo onde aliás se enquadra também «Catarina Eufémia. Militante comunista, mulher de Abril, companheira de luta», da autoria de José Casanova e que recolhe mais de 50 poemas sobre a jovem ceifeira alentejana assassinada em 1954 enquanto lutava por um Portugal novo, que nasceria 20 anos depois.

Há também lugar para a ficção e para a poesia, com os novos livros de Nuno Gomes dos Santos, «Adeus Faraó, Nós Só Adoramos o Sol», a reedição de «O Caminho das Aves», de José Casanova e o segundo volume da Obra Poética de Manuel Gusmão «Contra Todas as Evidências».

Muitas novidades para enriquecer a Festa do Livro, que juntamente com sessões de apresentação e autógrafos, promoções e descontos fazem deste espaço uma visita obrigatória na nossa Festa.

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal