Espaço Ciência

Espaço Ciência

Partindo da iniciativa da Organização de Coimbra do PCP, no ano de 1999, surgiu a ideia de oferecer ao visitante da Festa, um espaço central dedicado à Ciência. Desde então, todos os anos, temos tido oportunidade de ver e participar de forma activa num espaço que, para além de uma exposição com elevado rigor científico e a actualidade, podemos reflectir, debater e perspectivar sobre áreas do conhecimento próprias das ciências naturais mas também das ciências sociais.

As observações, demonstrações e experiências, conduzidas por especialistas, a relação da ciência com as várias formas de arte como a literatura, a fotografia, o desenho, a escultura ou pintura, o espaço criança onde os mais pequenos (se) descobrem brincando são, alguns dos atractivos que o Espaço Ciência oferece ao visitante, seja um mero curioso ou um especialista. A colaboração de instituições académicas e de investigadores e cientistas de várias áreas, são garantia do rigor científico desta iniciativa, permitindo que a exposição, após a Festa, circule por todo o país, particularmente nas escolas.

O Espaço Ciência situa-se junto ao Lago, lugar de excepcional beleza natural e construída, onde se desfruta da paisagem e do conhecimento em plena liberdade e fraternidade.

«Sexualidade: mecanismos e identidades. A vida continua». Estes serão o tema e lema da exposição e actividades no Espaço Ciência 2014. Do ponto de vista científico, biológico e evolutivo, o surgimento da reprodução sexuada é assunto central, pois é a partir desse novo modo de reprodução surgido há 1200 milhões de anos que é possível a explosão da biodiversidade, o maior salto qualitativo na evolução da vida na Terra.

Mas «sexualidade» é também tema cultural, filosófico e político. A repressão sexual, historicamente, é um dos vectores-chave do domínio capitalista e da repressão dos trabalhadores. Nestes âmbitos aborda-se temas como a sexualidade e a repressão, a sexualidade e a hegemonia, a sexualidade e alienação, bem como a reprodução do domínio da burguesia através da repressão sexual. Discute-se a emancipação e a liberdade sexuais, a orientação, identidade e papeis sociais, a intolerância, a marginalização, o tráfico humano e a exploração, os movimentos feministas, a(s) revolução(ões) sexual(is).

A questão sexual é ainda enquadrada do ponto de vista marxista, como forma de produção de mais-valias, de lucro e de exploração. Por fim, as conquistas e o ideário de Abril, da democracia, da liberdade na sexualidade. Haverá, como é hábito, debates, artes e letras, experiências e um espaço dedicado à criança.

Notícias

Festa do Avante!

Quinta da Atalaia, Av Baía do Seixal

2845-415 Amora-Seixal

E-mail: geral@festadoavante.pcp.pt

Tel: 212224000 | Fax: 212272516