Avanteatro

Avanteatro: onde os Sonhos vão ao palco

O palco do teatro e da dança mas também de música e documentários apresenta um rico e diversificado programa onde prima a qualidade das interpretações.

«O senhor da La Fontaine em Lisboa», interpretado pela Companhia Lua Cheia, animará pequenos e graúdos com nove encantatórias fábulas, contadas com marionetas.

A companhia ESTE levará a cena «A verdadeira história da tomada do Carvalhal», uma peça sobre a revolta de um povo contra quem lhe queria tirar o cultivo da terra. Uma oportuna metáfora na Festa de um Partido para quem a Reforma Agrária não é apenas passado mas também projecto de futuro. A Companhia de Dança de Almada apresentará «Casa do rio», uma criação inspirada na música tradicional portuguesa. «Verdi que te quero Verdi», da Companhia de Teatro de Almada, pretende aliciar as crianças para o mundo da ópera, através de árias de Giuseppeáá Verdi e de aspectos biográficos do criador. A mesma Companhia também levará ao palco «A purga do bébé», uma hilariante farsa francesa do dramaturgo Georges Feydeau.

«Kabaret Keuner e outras histórias de Bertolt Brecht» é outra preciosidade para recordar o legado do dramaturgo alemão antifascista.

Uma mistura de festa com ensaio de banda-de-garagem experimental e ópera de arte total low cost, migrantes, nómadas, artistas de rua e outros, a «Ópera dos cinco € - aka - Trans-Gueto-Express» é a criação levada a cena por três grupos: Teatro de Ferro, Radar 360 e Teatro do Frio.

«O rei vai nú», uma obra teatral inspirada num conto de Christian Andersen, será interpretada pelo Teatro Extremo. Já a Barraca apresentará «A Herança Maldita», uma peça - que faz rir e pensar - sobre a ideologia neoliberal que conduziu à globalização universal, de Augusto Boal.

Musicalmente, o Avanteatro apresentará o Tango Trio, de Daniel Schvetz, com bailarinos convidados, enquanto Laura Ferreira 5teto interpretará clássicos de jazz, música portuguesa e brasileira no espectáculo «Caminhos do mar». Astro & Salgueiro é o nome do grupo dos músicos e animadores Fernando Castro e Eduardo Salgueiro, que apresentará a comédia musical «Rock alentejano».

No campo do documentário será exibido «48», de Susana Sousa Dias, que revela os testemunhos de pessoas que foram interrogadas pela PIDE (polícia política portuguesa no tempo do fascismo).

A registar, finalmente, a participação muito especial da Manuela Azevedo (Clã).

Avanteatro

Programa

Dia 2, Sexta-Feira

21:00
Grupo ESTE – Estação Teatral
22:00
Grupo «Teatro de Ferro»
23:00
A Barraca

Dia 3, Sábado

11:00
COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA
15:00
Manuela Azevedo
20:30
Companhia de Teatro de Almada
23:30
Companhia de Dança de Almada
01:00
Laura Ferreira 5teto

Dia 4, Domingo

11:00
Grupo de Teatro LUA CHEIA teatro para todos
15:00
Teatro Extremo
16:00
48
Susana Sousa Dias
93'
20:30
Daniel Schvetz Tango Trio
21:30
«Castro & Salgueiro»