Pavilhão Central

Conhecer o Partido que faz a Festa

O Espaço Central, que todos os anos se impõe pela dimensão e beleza do espaço, que é também de convívio e descanso, será marcado pela luta, a intervenção, as propostas, a história e o projecto do PCP. No ano em que se assinala o seu 90.º aniversário, estará em grande destaque uma exposição sobre o Partido – o seu imenso património de luta, as questões da actualidade e do futuro de Portugal: Liberdade, Democracia e Socialismo. Nela, o visitante poderá conhecer (ou reconhecer) inúmeros elementos da história do Partido, da sua fundação ao momento actual, das suas características e concepção como partido revolucionário, da crise do capitalismo e da ofensiva actual contra o povo português ao projecto de sociedade pela qual lutam os comunistas.

Uma exposição que contribuirá para um melhor conhecimento do programa de submissão e agressão que o Governo PSD/CDS (com o apoio do PS) quer impor ao País e, simultaneamente, será um estímulo para a luta dos comunistas, de todos os democratas e patriotas, que se terá de impor para romper com o actual rumo de desastre e abrir caminho a uma vida melhor.

Os 140 anos da Comuna de Paris, os 35 anos da Constituição da República Portuguesa e o centenários do nascimento de Alves Redol e Manuel da Fonseca, expoentes do neo-realismo português, serão também assinalados em painéis evocativos no Espaço Central.

É também aqui, no Espaço Central, que o visitante se pode informar sobre a actividade e intervenção do Partido e, talvez, dar esse passo – o de se tornar militante do PCP.

Os debates que terão lugar no Fórum, no Auditório e no espaço À conversa com... serão um momento privilegiado para discutir e aprofundar o conhecimento sobre o projecto e ideal comunista, por altura das comemorações dos 90 anos do PCP, sobre o pacto de agressão da UE/FMI/BCE, sobre as exigentes lutas dos trabalhadores que se irão travar no futuro, sobre as novas gerações.

A Festa do Avante! é também isto: participação e discussão colectiva, reflexão política para a acção e transformação da realidade.

No espaço Cineavante!, o cinema português com documentários, curtas e longas-metragens, filmes de ficção, produzidos nos últimos anos, vão merecer a atenção de muitos visitantes que poderão ainda dialogar com alguns dos realizadores desses filmes.

A Loja da Festa e o Café da Amizade, com a sua agradável esplanada, são espaços que compõem e dão cor ao Espaço Central e que também esperam por ti.

 

Tecnologias de Informação e Comunicação

As tecnologias abertas são o tema central da exposição deste ano do Espaço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dedicando vários painéis às normas abertas, à neutralidade da rede, à segurança informática, às ameaças às tecnologias abertas, ao software livre e ao Komunix.

Durante os três dias decorrerão demonstrações, debates, instalação e utilização de software livre. Será também editada a versão 8.0 do Komunix, baseada no Ubuntu 11.04, disponibilizado em versão LiveDVD com a possibilidade de ser instalado no computador.

As tecnologias abertas estarão em debate no auditório, bem como as redes sociais . As demonstrações serão no próprio espaço das TIC. No sábado às 11h30 demonstração de linha de comandos em Linux, e à mesma hora de domingo sobre fotografia digital.

Imprensa do Partido

Parte integrante da história e da luta do PCP ao longo da sua história, Avante! (que assinala o seu 80.º aniversário) e O Militante surgem este ano integrados na grande exposição evocativa dos 90 anos do PCP Liberdade, Democracia, Socialismo. Elemento fundamental para o aumento do prestígio e influência do PCP, a sua imprensa tem na Festa um lugar de destaque. Ou não fosse o Avante! o jornal que lhe dá o nome.

Adere ao PCP

No coração da Festa, em pleno Pavilhão Central, está o espaço Adere ao PCP. Aí é possível esclarecer dúvidas, fazer críticas ou sugestões e conhecer melhor as análises, o projecto e as propostas do PCP. E, quem sabe, aderir ao Partido que mais consequentemente combate a política de direita e luta pela concretização de uma política patriótica e de esquerda. Nunca perdendo de vista a construção do socialismo em Portugal.

Loja da Festa

Na Loja da Festa pode-se adquirir camisolas, CD, emblemas, serigrafias e muito mais.

Café da Amizade

O Café d'Amizade é um ponto de paragem obrigatório para quem visita a Festa e o seu Espaço Central.

 

Pavilhão Central