Cinema

“Olá Amigos...” - 100 anos de Vasco Granja!

E que saudades da sua ANIMAÇÃO !


Sábado, 6

21:30, CineAvante!

Apesar de nunca ter produzido ou realizado um único filme de animação, Vasco Granja foi uma das figuras mais influentes no surgimento de uma nova geração de cineastas de animação em Portugal, contribuindo, ao mesmo tempo, para um olhar renovado e mais amplo, por parte de grande parte da população, sobre a Arte da Animação.
Ao longo de mais de mil programas dedicados à divulgação do cinema de animação de autor — oriundos de todas as partes do mundo, com especial destaque para os países de Leste, até então praticamente desconhecidos no nosso país — Vasco Granja desempenhou um papel essencial na expansão do conhecimento coletivo em torno desta forma de arte, que era, até então, dominada quase exclusivamente pelo universo Disney e pelos cartoons norte-americanos.
O programa que agora apresentamos é uma breve, mas sentida homenagem em nome dos milhares de crianças, jovens e adultos que cresceram sob a sua influência — entre os quais se contam muitos que se tornaram mais tarde cineastas de animação. Prestamos, assim, tributo a um verdadeiro divulgador e militante de ideias da arte e da cultura através do cinema de animação.
Vasco Granja deixou-nos um legado inestimável através da descoberta de milhares de filmes, técnicas, histórias e estéticas vanguardistas, que aprendemos a apreciar graças ao seu olhar único, às suas escolhas criteriosas e à sensibilidade artística com que nos guiou pelo fantástico mundo do cinema de animação.
Durante cerca de 70 minutos, teremos oportunidade de rever verdadeiras obras-primas da animação, muitas das quais nos foram dadas a conhecer, pela primeira vez, através dos seus programas. Entre elas, destacamos os oscarizados Neighbours, de Norman McLaren, um exemplo notável da técnica de pixilação; a obra-prima húngara A Mosca de Ferenc Rofusz; e o inconfundível e inimitável Tango, do polaco Zbigniew Rybczyński.
Apresentamos ainda O Ouriço no Nevoeiro, de Yuri Norstein, considerado um dos cinco filmes mais belos da história da animação mundial, bem como Surogat, um dos títulos mais relevantes da escola de Zagreb (então Jugoslávia, hoje Croácia), cuja estética rompeu por completo com a influência da escola Disney.
Para os mais novos, o programa inclui o engenhoso Professor Baltazar, onde todos os problemas são resolvidos pela inteligência, nunca pela força, e os desastrados Pat e Mat, em animação stop-motion. Haverá ainda espaço para um clássico de Chuck Jones com o irreverente Daffy Duck, representante da época de ouro da animação norte-americana, e, para terminar, a sua personagem favorita: a inesquecível Pantera Cor-de-Rosa.
Que pena de não termos ainda, ou de novo, estas e outras perolas artísticas diariamente na televisão, em horário nobre. 
Fernando Galrito  - Diretor artístico do Festival MONSTRA, amigo do “nosso” Vasco Granja. 
PROGRAMA 

 Vizinhos
 Norman Mclaren 
1952 CANADÁ 0:08:07

 Professor Balthazar – Tropeções
 Zlatko Grgić
 1971 CROÁCIA (EX-JUGOSLÁVIA) 0:09:07
Coelho caçador
 Chuck Jones
1951 ESTADOS UNIDOS 0:07:29
Surogat
 Dusan Vukotic
 1961 CROÁCIA (EX-JUGOSLÁVIA) 0:09:25
Pat & Mat – O Tapete
 Lubomir Benes
 1979 CHÉQUIA (EX-JUGOSLÁVIA)  0:08:37
A Mosca - A Légy
 Ferenc Rofusz
 1980 HUNGRIA 0:03:07

 Tango
 Zbigniew Rybczymski 
1981 POLÓNIA 0:08:17
Ouriço no Nevoeiro
 Yuri Norstein
 1975 RÚSSIA (EX-UNIÃO SOVIÉTICA) 0:09:58


Pink Panther - Pink-a-Rella ( Pink Ciderela)
Hawley Pratt
 1969 ESTADOS UNIDOS 0:06:20
 

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606