Cosmos

Cosmos

Música


Sexta-Feira, 6

01:00, Avanteatro, Bar

"Cosmos", é desde a Grécia Antiga, um sinónimo de ordem, harmonia e beleza natural. Na ciência, é o termo utilizado para designar toda a estrutura universal no seu conjunto, desde as estrelas aos astros e às partículas subatómicas.
"COSMOS" é um espectáculo que engloba diversas abordagens às formas artísticas do século XXI: desde o Jazz, à World Music, à música Clássica e à Música Contemporânea, cruzados com Dança Contemporânea.
O espectáculo é uma criação totalmente original de Manuel Teles, acabando por ser, totalmente, uma ligação entre o seu cérebro e o seu gosto, com influências da música do mundo, de repertório específico de saxofone e de várias referências musicais que vai conhecendo ao longo da sua vida.
A ideia principal, e que acaba por ser o mote do espectáculo, é a versatilidade. Todos os músicos intervenientes têm isso em mente; todos têm os seus projectos a solo ou com diferentes e variadas formações nos diferentes estilos musicais existentes e "COSMOS" tenta juntar estas diferentes linguagens.
"COSMOS" é uma fusão de duas artes, Música e Dança, transmitindo uma grande dinâmica e cumplicidade entre o público e os músicos/bailarina, durante os cerca de 75 minutos de espectáculo. 
É formado por um grupo de jovens músicos: Manuel Teles, Gonçalo Reis, Tiago Caiado e Dinis Oliveira e pela bailarina Sofia Santos; todos eles conceituados nas suas áreas. 
"Este espectáculo é algo que tenho em mente há algum tempo... Acaba por ser um reflexo de duas das mais fortes e interessantes formas artísticas do século XXI (que prezo imenso), onde o público, para além de um espectáculo de música e dança, assiste, também, a um espectáculo onde a performance predomina.
Ao longo deste espectáculo, poderá ser escutada música minha, inspirada por diferentes zonas do mundo e com linguagens muitos específicas, desde música inspirada numa das minhas maiores referências - Astor Piazzolla (Buenos Aires), a Ravi Shankar (Índia), ou até mesmo a música mais recente, como é o caso de Steve Reich (EUA), Maria Schneider (EUA), etc... 
Estou muito contente por poder partilhar o palco com pessoas muito competentes, muito inspiradoras e excelentes músicos, que tenho o prazer de os ter como amigos!"
Manuel Teles, fevereiro 2019
Intervenientes em "COSMOS"
MANUEL TELES saxofones, composição musical, direção artística (Metropolitana, Lisboa) TIAGO CAIADO tuba (Academia Nacional Superior de Orquestra, Lisboa) GONÇALO REIS percussão (Conservatório Real de Haia, Holanda) DINIS OLIVEIRA acordeão (Escola Superior de Música de Lisboa, Lisboa) SOFIA SANTOS bailarina  (Escola Superior de Dança, Lisboa)
 

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606
Cosmos