Coro de Câmara de Lisboa

O Coro de Câmara de Lisboa foi formado em 1978, pela Profª Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa. Constituído por vinte e quatro músicos, interpreta – a cappella, ou em colaboração com formações instrumentais – obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais. Mantendo sempre intensa actividade – cujo nível qualitativo tem merecido o aplauso unânime do público e da crítica, o Coro apresentou-se em inúmeras localidades do País, assim como nos mais importantes auditórios de Lisboa (Centro Cultural de Belém, Fundação Gulbenkian, Teatros de S. Luíz e da Trindade, etc.), tendo participado nas mais significativas manifestações culturais (Jornadas Gulbenkian de Música Antiga, Lisboa ´94 - Capital Europeia da Cultura, Expo ´98 - Exposição Mundial de Lisboa, Festival Internacional de Órgão de Lisboa, etc.). Paralelamente, o Coro de Câmara de Lisboa tem desenvolvido uma alargada carreira internacional, a convite de instituições como a Federação Europeia de Coros, a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente ou os Ministérios da Cultura de Portugal, de Espanha e de Cabo Verde, para dar apenas alguns exemplos. As três participações do Coro de Câmara de Lisboa no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha) saldaram-se pela conquista de um 1.º e de um 3.º prémios na classe de Polifonia, bem como dois 2.º os prémios na categoria de Música Popular. Para além das suas apresentações em concertos, o Coro efectuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema. Em Julho de 2009, o Coro de Câmara de Lisboa realizou concertos em Malaka, Kuala Lumpur e Cameron Highlands (Malásia), e em Singapura (Victoria Concert Hall) a convite das entidades locais. Em Dezembro de 2009, o Coro de Câmara de Lisboa apresentou o seu CD mais recente, “Missa Grande” de Marcos Portugal, sendo a primeira gravação integral da referida obra em Portugal. Em Julho de 2011, o Coro de Câmara de Lisboa vai apresentar ao público o seu CD mais recente, “Canções da Ásia”.TERESITA GUTIERREZ MARQUES é licenciada em Música pela Faculdade de Música da Universidade das Filipinas. Em 1972, foi nomeada Professora Assistente daquela universidade, cargo que ocupou até 1976. Integrada no Coro Madrigal das Filipinas, dirigido pela Andrea Veneracion, participou em inúmeros festivais e competições internacionais, entre 1969 e 1976.Frequentou como bolseira do governo espanhol, a classe de Polifonia do XXVI Curso Internacional de Música de Santiago de Compostela, sob a direcção de Angel Botia. Em 1984, leccionou nos Cursos de Verão da Universidade de Califórnia (Sta. Bárbara). Foi convidada pela Europa Cantat, em 2001, para dirigir o atelier Multiple Choir Music. Em 2002, foi convidada pela Universidade de Coimbra para participar na conferência sobre O Ensino de Música na Infância e Juventude. É frequentemente convidada a integrar o corpo docente de cursos de direcção coral e técnica vocal. Desempenha actualmente as funções docentes na classe de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música Nª Srª do Cabo (Linda-a-Velha).

SOPRANOS: Bárbara Faria, Helena Lima, Margarida Simões, Ma. João Alves, Mariana Nina. CONTRALTOS:Isabel Torres,Liliana Silva, Mariana Monteiro Sílvia Fontão, Vanessa Gonçalves. TENORES: Carlos Reis, José Pereira, Nuno Fonseca, Pedro Sousa, Vítor Gonçalves. BAIXOS: António Marques, Filipe Barreiros, Luís Bourgard, Nuno Rodrigues, Pedro Ribeiro.

Coro de Câmara de Lisboa