Inês Thomas Almeida

Mezzosoprano

Nascida na República Dominicana, Inês Thomas Almeida cresceu em Portugal como bilingue e com dupla nacionalidade. Concluíu o curso de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa na classe da Professora Luiza Gama Santos. Seguidamente frequentou o curso de canto na Universidade de Évora. Obteve em dois anos consecutivos a bolsa de mérito desta Universidade, concedida aos melhores alunos de cada curso. Fez o curso superior de canto na Escola Superior de Música e Teatro de Rostock (Alemanha), na classe do Prof. Klaus Häger (Ópera de Berlim). Como membro do Estúdio de Ópera de Rostock cantou em palco os papéis de Orfeo (“Orfeo ed Euridice”, de Ch. W. Gluck), Orsola (“Il Campiello”, de E. Wolf-Ferrari), Orlosfky (“Die Fledermaus”, de J. Strauß) e Zia Principessa (“Suor Angelica”, de G. Puccini). Para além disso foi solista em inúmeros concertos e oratórias. Participou em Masterclasses com Krisztina Laki, Jill Feldman, Gillah Yaron, Claudia Eder, Norman Shetler, Hanna Schwarz e Teresa Berganza. Contratações em Berlim como Mercedès (Carmen, de G. Bizet) e em Rheinsberg (Die Weisse Dame, de F. Boeildieu). Vencedora do Concurso Internacional de Canto Schloss Rheinsberg 2008. Como tal, apresentou-se em numerosas produções de ópera e concertos do Festival Schloss Rheinsberg. Bolseira da Fundação Para Novos Talentos Yehudi Menuhin Live Music Now (2003-2008) e do Ministério da Educação Português (2002-2003). Em 2010, foi assistente de encenação nas produções “22,13” de Marc Andre, no Radialsystem Berlin, “Der Sonne entgegen” de Lucia Ronchetti, no Festival de Música Contemporânea de Berlim MaerzMusik, “Os Contos de Hoffmann” de J. Offenbach, no Teatro Hebbel am Ufer de Berlim e “Carmen” de G. Bizet, no Festival de Ópera de Gut Immling; nesta produção foi também coreógrafa. Diretora de Cena no Festival Kammeroper Schloss Rheinsberg, e diretora de produção de vários projetos de ópera contemporânea em Berlim. É editora da revista online Berlinda.org.

Inês Thomas Almeida