Shooglenifty

Música

Shooglenifty

Garry Finlayson banjo, banjax
Quee Macarthur baixo
Luke Plumb bandolin, banjo tenor
Angus R. Grant violino
Malcolm Crosbie guitarra eléctrica e acústica
James Mackintosh bateria, percussão, piano

Famosos mundialmente por terem cunhado os termos techno ceiidah, acid croft e hypnofolkadelia, o som original e excitante dos Shooglenifty trouxe-lhes reconhecimento internacional. A batida selvagem, miscelânea de tradição e ritmos urbanos, une património e hedonismo de forma inquebrantável.

Os Shooglenifty são uma das exportações musicais mais idiossincráticas da Escócia. Esta banda de seis elementos ficou conhecida por ter criado o acid-croft, uma mistura feérica e infecciosa de música tradicional celta com batidas de dança que os membros do grupo descrevem como uma atmosfera de jazz hipno-folk. Embora o som seja difícil de classificar, este tem a capacidade de enfeitiçar espectadores por todo o mundo.

Músicos de excepção, esta banda é conhecida pela qualidade, humor e energia dos seus espectáculos ao vivo, razões pelas quais é requisitada em todo o mundo. A propósito de uma actuação ao vivo, um crítico do jornal The Evening News comentou: “esta banda de grande talento conseguiu, desde o princípio, galvanizar o público, mantendo prestações de ritmo crescente que deixaram a multidão esfuziante”.

Os Shooglenifty incluem Malcom Crosbie, guitarra eléctrica e acústica, Garry Finlayson, banjo e banjax, Agnus A. Grant, violino, Luke Plumb, bandolim, banjo e bouzouki, Quee MacArthur, baixo e percussão, e James Mackintosh, bateria, machines e darbuka.

“Eis a tradição em ebulição” – The Irish Times

“… como se fosse uma jam session entre os Tannahil Weavers, Phish e os The Chemical Brothers” – Chicago Tribune.

Shooglenifty
9, Domingo