Revelar talentos, promover a Festa

Festivais de bandas da JCP

Revelar talentos, promover a Festa

Os festivais de bandas que a JCP promove em todo o País, de apuramento para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, são um notável factor de democratização da cultura.

Com mais de 15 anos de existência, o concurso da JCP já possibilitou a centenas de jovens bandas nacionais a possibilidade de tocar ao vivo. Não apenas na Quinta da Atalaia durante os dias da Festa do Avante!, o que apenas umas poucas têm oportunidade, mas nos vários festivais que se realizam por todo o País. Para além de constituir um eficaz meio de promoção da Festa, é também – e sobretudo – uma porta que se abre a muitos milhares de jovens músicos, ansiosos por mostrar o seu trabalho, e um contraponto à política de direita que, na área da cultura, dificulta e elitiza o direito constitucional à criação cultural.

Só na edição deste ano – que tem como lema Por Abril, Contra a Troika, Tocar é Lutar! – estiveram envolvidas 200 bandas de todos os distritos do País, que actuaram em diversos festivais concelhios e regionais – confirmando uma vez mais o concurso de bandas da JCP como o maior do género a nível nacional.

Noticia jornal «Avante!»;, Nº 2014 de 5 de Julho 2012