Organização Regional de Viseu do PCP na maior iniciativa político cultural do país

Organização Regional de Viseu do PCP na maior iniciativa político cultural do país

A Festa do Avante! apresenta-se cada ano de forma inovadora e criativa, como um espaço único de liberdade e juventude, de amizade fraterna e solidária, de cultura humanista e comprometida, de espaço aberto à criatividade nas mais variadas expressões da arte. Uma montra do país real com o que há de melhor na gastronomia de cada região, no folclore, no artesanato, nos vinhos. Uma tribuna livre onde as conquistas, as lutas e aspirações dos trabalhadores e do povo português e dos povos do mundo inteiro que lutam pela sua emancipação, têm um lugar privilegiado.

Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal, o Teatro, a Dança, o Cinema, as Artes Plásticas, o Desporto, as Tecnologias, as Exposições, a Gastronomia, o Artesanato, os Livros, a Rádio, a Ciência, os Espectáculos, as Organizações do PCP e da JCP, vão proporcionar aos visitantes três dias intensamente vividos.

A DORViseu vai dispor na Festa, de um espaço de mais de 300 m2, ocupado pelo Restaurante “O Malhadinhas”, pela Taberna Beirã (Bar e Garrafeira), por um espaço de Mostra/Venda de Artesanato, outro de Venda de Produtos Regionais, e também uma documentada Exposição Política.

Privilegiando a genuinidade e qualidade dos produtos, a DORV do PCP estabeleceu com a ANCRA, associação representativa dos criadores da raça Arouquesa, sedeada em Cinfães, um contrato de fornecimento para o Restaurante. Nele, a Vitela Arouquesa certificada será a rainha, assada no forno ou grelhada à posta. Ainda no campo da gastronomia, o Restaurante e Bar de Viseu têm na ementa os “Rojões à Moda de Vouzela”, o Caldo de Cebola de Vila Nova de Paiva, a “Sandes à Lavrador”, a “Salada de Bacalhau”.

Num acto de promoção incomparável, enaltecido pelos responsáveis das estruturas cooperativas e sociedades comerciais, na Garrafeira vamos mostrar e vender os melhores vinhos das Adegas Cooperativas do Dão (Penalva do Castelo, Mangualde, Udaca), os brancos e espumantes de Moimenta da Beira, S. João da Pesqueira e Vale do Varosa.

Dos Produtos Regionais presentes no nosso Pavilhão destacamos o Queijo de Ovelha de Penalva do Castelo, o Queijo de Cabra do Montemuro, o Presunto e Fumeiro de Lamego, o Mel do Caramulo, as Broas e Centeios de Vildemoinhos, variada e genuína doçaria tradicional dos Viriatos aos Bolos de Feijão, do Bolo Pôdre ao Pão de Azeite, das Cavacas aos Bolos de Romaria.

Como sempre, a música de cariz popular do Distrito não podia faltar na Festa. Pena é que a DORV não possa levar todos os grupos que se candidatam para participar, num exemplo da importância que reconhecem na Festa para a promoção de todos eles. Este ano cabe ao Rancho Folclórico de Travanca de Armamar, a responsabilidade de representar a qualidade da música popular feita no Distrito.

Ainda no campo musical e depois de terem vencido a fase regional centro do Concurso de Bandas promovido pela JCP, os SMOKING BEER, grupo de músicos de Mortágua, vão actuar na Festa do Avante, Domingo à tarde, no Palco Novos Valores, no Espaço da Juventude.

A Exposição Política é espaço nobre de divulgação da luta dos comunistas, dos trabalhadores e das populações do Distrito, que este ano divulgará as conclusões da IX Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP e tratará da ofensiva do governo contra os direitos dos trabalhadores e os serviços públicos. Nela estarão documentadas a luta em defesa dos Serviços de Saúde de Penalva do Castelo, Vila Nova de Paiva e Nelas. A luta contra as portagens na A24 e na A25. A participação dos trabalhadores do Distrito nas Greves Gerais. A luta dos agricultores e das populações rurais por preços justos e escoamento para a produção agrícola. As iniciativas de comemoração no Distrito do 91º Aniversário do PCP.

www.viseu.pcp.pt