Luísa Basto - Dia ,  -Auditório 1º de Maio

Luísa Basto

Nasceu em Vale de Vargo, distrito de Beja, Baixo Alentejo. Em 1973 licenciou-se em Canto, no Instituto Musical Pedagógico do Estado, Gnessine, em Moscovo.

Voltou para Portugal a seguir ao 25 de Abril, em Maio de 1974. Participou em centenas de espectáculos por todo o nosso País, assim como em França, Luxemburgo, Bélgica, Suiça, Suécia, Holanda, Inglaterra, Canadá, Angola, Cuba etc. Participou em duas peças musicais de Ary dos Santos no Teatro Aberto. Representou Portugal no Festival da Eurovisão em 1977 e participou também em vários festivais Internacionais em Berlim, Sotchi (Cáucaso) e Slantchiev Briag (Bulgária).

Tem vários discos gravados, (o primeiro ainda em Moscovo, acompanhada pela Orquestra da Rádio e Televisão “Goluboi Ekran”), com poemas de Eugénio de Andrade, José Gomes Ferreira, Manuel da Fonseca, Florbela Espanca, João Fernando, etc. Gravou composições de Paco Bandeira, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, João Fernando, Samuel, etc. CD “Alentejo” com temas inéditos editado pela Câmara de Serpa. A par da actividade artística, leccionou música nas escolas do Concelho da Moita, num projecto da responsabilidade da autarquia.

Pertence aos corpos gerentes da Associação Cultural Manuel da Fonseca onde faz parte do Grupo de Teatro e dirige o Coro da ACMF. A convite de Filipe Lá Féria participou no musical “Amália”, onde interpretou a figura principal. Em 1994 foi agraciada pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural. Dia 10 de Maio de 2007 apresentou numa prestigiada sala almadense (Academia Almadense) o seu novo trabalho, um CD com o título “Alentejo” editado pela Câmara Municipal de Serpa, acompanhada por uma banda de oito músicos e tendo como convidados João Fernando, Grupo Coral de Serpa e a Companhia de Dança de Almada. Dia 1 de Maio da 2010, na sala da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, pelas 21 horas, acompanhada por vários músicos dirigidos por Manuel Gomes, comemorou 40 anos de carreira, onde apresentou também temas do seu último trabalho com poemas de António Henrique.

Teve como convidados, Manuel Loureiro (Mané) e o “Ensemble Violinos” da SFUAP. Dia 21 de Junho apresentou o mesmo espectáculo para a população de Lisboa, no Teatro Politeama, onde foi ovacionada de pé. O seu último trabalho: um cd com poemas de António Henrique e músicas de João Fernando, Manuel Gomes, Fernando Gomes e José Alberto. Está à venda o primeiro DVD de Luísa Basto editado pelas Edições “Avante!”, “40 Anos a Cantar o Povo e a Liberdade”.

“Minha vida, meu amor” - um novo CD com poemas de Nuno Gomes dos Santos e músicas de Nuno Nazaré Fernandes e Paulo de Carvalho – será apresentado na Festa do Avante!

9, Domingo
17:00, Auditório 1º de Maio