Linda Martini

Linda Martini - Dia ,  -Palco 25 de Abril
Música

Linda Martini

Primeiro foram descobertos por uma pequena mas fanática legião de fãs. Depois conquistaram a crítica. E aos poucos foram-se tornando numa das bandas mais respeitadas do panorama musical português.

Nascidos em 2003, com o nome a ser inspirado pelo de uma amiga italiana, distribuem a maqueta «Linda Martini» (2005) em espectáculos e divulgam os seus temas no myspace, onde são descobertos pela editora Naked, a mesma que edita o EP «Linda Martini», com os mesmos temas da maqueta remasterizados por Niels Kinsela, dos God Is an Astronaut. O tema «Amor-Combate» é presença constante nalgumas rádios mais esclarecidas e torna-se cada vez mais urgente a edição de um álbum, o que veio a acontecer em Outubro de 2006, já depois de concertos memoráveis nos festivais Super Bock Super Rock e Sudoeste e, fora de portas, em quatro datas pelas ilhas britânicas com os God Is an Astronaut que levaram os Linda Martini a Dublin, Waterford e Londres. Extremamente bem recebido pelo público e pela crítica, «Olhos de Mongol», o álbum de estreia dos Linda Martini, serviu de base – durante o ano de 2007 - a uma extensa digressão por todo o país, com passagens memoráveis por mais uma edição do festival Super Bock Super Rock e pelo festival de Paredes de Coura, que cimentaram o sucesso desta banda que é conhecida por dar tudo o que tem, até à última gota de suor, em cada concerto.

Em 2008, os Linda Martini surgiram com um excitante pacote de novidades discográficas: «Marsupial» (um EP em vinil com temas inéditos e raridades, editado pela Rastilho) e em 2009 a reedição conjunta do primeiro álbum «Olhos de Mongol» e do primeiro EP (que nunca teve distribuição comercial) «Linda Martini».

Os Linda Martini são: André Henriques (voz e guitarra), Cláudia Guerreiro (baixo e voz), Hélio Morais (bateria e voz), Pedro Geraldes (guitarra e voz). 2010 foi o ano da edição do tão aguardado 2º disco de originais «Casa Ocupada», com entrada directa para o 4º lugar na tabela do top Nacional de vendas e com a edição do 1º , 2º e 3º singles e dos vídeos, de nome «Belarmino Vs.», «Mulher-a-Dias» e «Juventude Sónica», respectivamente.

A tour tem-se prolongado e já marcou passagem pelo “Super Bock em Stock”, “Paredes de Coura”, “Optimus Alive” e “Noites Ritual”, entre outros.

Este ano foram escolhidos para marcar presença num dos mais respeitados Festivais Europeus do chamado Indie/Rock, o Primavera Sound de Barcelona.

Linda Martini
9, Domingo