Hélder Moutinho

Hélder Moutinho - Dia ,  -Auditório 1º de Maio
Música

Hélder Moutinho

Helder Moutinho é um fadista (intérprete e compositor) da geração que surgiu na década de noventa vindo de uma família ligada ao fado.

Na sua discografia destacam-se: “Sete fados e alguns cantos” (1999) reconhecido pela revista da então feira internacional de World Music “Strictly Mundial”; “Luz de Lisboa” melhor disco do Ano “Prémios Amália Rodrigues” e “Que fado é este que trago” aclamado pela crítica como uma dos melhores discos de fado da última década.

No decorrer da sua carreira veio a pisar alguns dos mais importantes palcos nacionais, passando também por alguns eventos e festivais que fazem parte da história da evolução do fado nos últimos anos. Depois de uma série de viagens a representar a música portuguesa por algumas salas de espectáculos e festivais na Europa, parte para uma tournée nos Estados Unidos, tornando-se assim na primeira voz masculina a pisar palcos americanos no circuito da World Music. Seguindo-se entretanto as viagens a África (Zimbabué) e Ásia (Coreia do Sul e China).

O seu fado é de raiz tradicional. Embora tenha nascido e crescido no seio de uma família de fadistas e, por conseguinte seja um pleno conhecedor da arte que representa, tem vindo desde sempre a fazer algumas experiências nas áreas da composição e execução.

Habitualmente convida para os seus discos, ora compositores ora músicos de outras áreas, defendendo sempre que se esta é uma música portuária que emerge de um aglomerado de influências musicais e culturais, então deverá estar sempre em pleno desenvolvimento. Este é um facto que se tem vindo a constatar no decorrer de toda a sua evolução desde o seu aparecimento até aos dias de hoje.

No entanto, a sua vivência no universo do fado e a sua versatilidade no mundo da música em geral permitem-lhe desenvolver um espectáculo que percorre todas as formas que este género musical veio a adquirir ao longo dos anos.

Hélder Moutinho
9, Domingo
20:30, Auditório 1º de Maio