Forte aposta na formação

Torneios

Forte aposta na formação

O trabalho preparatório e as iniciativas de promoção e divulgação, nomeadamente os torneios, constituem, de facto, meio caminho andado para o êxito do Desporto na Festa. Movimentam centenas de atletas e participantes, dezenas de colectividades e clubes, técnicos e dirigentes associativos.

A testemunhar esta realidade está o Avante Jovem, torneio que se firmou e, a cada ano, cresce e ganha reputação. Para a Comissão de Desporto, não menos importante é que este torneio tenha uma forte componente pedagógica, em que os valores competitivos não sejam levados ao extremo. «Não é isso que queremos», confessa Brázio Roseiro, observando que os objectivos subjacentes são outros: «avançar para a área da participação e da formação mais do que propriamente para os aspectos competitivos».

O Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro tem-no feito muito bem desde a primeira edição e de tal maneira que este ano foi conseguido o invejável número de 73 equipas participantes. Não menos importante é ainda o facto de serem equipas provenientes de vários concelhos, o que revela uma crescente expansão geográfica do torneio.

Fala-se, por exemplo, do torneio no concelho de Grândola, mas em rigor as equipas que nele participam são também de outros concelhos: o Vasco da Gama, de Sines, o Porto Côvo, o Aljustralense (Aljustrel), o Alvaladense (Alvalade do Sado), o Estrelas de Santo André (Santiago do Cacém), o Milfontes (Odemira).

E a verdade é que este torneio implica ainda a deslocação voluntária de colaboradores, técnicos e dirigentes do clube, que tiveram de arranjar os árbitros, de deslocar-se aos jogos, alguns realizados em simultâneo em diferentes concelhos.

Por outras palavras, o que tudo isto evidencia é a disponibilidade, a generosidade, a vontade e o vigor de muita gente que é o corpo e a alma do movimento associativo.

Aspectos positivos que o vice-presidente do Clube, Fernando Batali, saúda com entusiasmo, não escondendo simultaneamente a sua satisfação por todo este trabalho contribuir para o saudável crescimento das nossas crianças e jovens.

Com finais marcadas para a Festa estão também os torneios de Futsal sénior – feminino e masculino –, depois de jornadas envolvendo quatro equipas femininas e seis masculinas, num total de 191 participantes (atletas e dirigentes), sempre com a colaboração preciosa da Academia de Árbitros de Futsal das Margem Sul, segundo Paulo Júnior, que anunciou essa novidade que vai ser o jogo amigável de futsal entre os «Construtores da Festa» e a Associação Moitense Amigos de Angola.

Notícia jornal «Avante!», Nº 2022 de 30 de Agosto 2012

Artigos Relacionados