Faltam 8 dias para a Festa do Avante!

Faltam 8 dias para a Festa do Avante!

No sábado teve lugar, na Quinta da Atalaia, uma conferência de imprensa para dar conta da programação completa da Festa do Avante! que, este ano, contará, entre uma panóplia de outras iniciativas, com mais de 150 espectáculos musicais, desde o folclore à música clássica, e 30 debates, em vários espaços, sobre temas da actualidade social e política, sem esquecer os comícios de abertura e de encerramento. «Praticamente não há nenhuma expressão artística que não esteja na Festa», salientou Ruben de Carvalho, do Comité Central e da Direcção da Festa, destacando, por exemplo, o concerto «Promenade», na sexta-feira, noite que se tornou habitual abrir com música clássica, e que terá os 80 elementos da Orquestra Sinfonietta de Lisboa a interpretar peças de 16 compositores.

Por seu lado, Alexandre Araújo, do Secretariado do PCP, deu conta de que a Festa do Avante! antecede o Congresso do Partido, marcado para 30 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro, e integra uma exposição que assinala um ano do pedido de «ajuda» externa em que serão destacadas as «propostas do PCP para uma política patriótica e de esquerda e a importância da realização do XIX Congresso».

Sobre a construção do espaço, o dirigente do PCP lembrou que o mesmo resulta essencialmente do trabalho voluntário dos militantes comunistas e amigos da Festa. Nesse sentido, informou que já foram registadas mais de cinco mil participações nas jornadas de trabalho.

Notícia jornal «Avante!», Nº 2022 de 30 de Agosto 2012