Amizade, solidariedade e luta

Espaço Internacional

Amizade, solidariedade e luta

A solidariedade, a cooperação e a luta dos povos de todo o mundo face à crise do capitalismo e à violenta ofensiva do imperialismo é o fio condutor do Espaço Internacional da Festa do Avante!, onde o visitante terá uma importante mostra de como, um pouco por todo o mundo, os trabalhadores e os povos, com os partidos comunistas e progressistas, dão resposta à ofensiva do imperialismo num mundo em profunda mudança e afirmam a alternativa do socialismo.

Várias dezenas de delegações estrangeiras já confirmaram a sua presença na Festa do Avante!, o que garante que este Espaço será uma vez mais o ponto de encontro do movimento comunista e revolucionário internacional.

Junto ao Avanteatro e da entrada da Quinta da Princesa, este é o local onde o internacionalismo marca o ritmo e a amizade não conhece fronteiras, proporcionando uma rica paleta de sons, cores, imagens, odores e sabores, multiculturalidade, fraternidade e alegria. Aqui, os visitantes terão ao seu dispor restaurantes, bares e artesanato, e não faltarão as músicas tradicionais e as danças típicas de outras paragens, que permitem conhecer em apenas três dias várias facetas do mundo.

Procurado por muitos milhares de pessoas, o Espaço Internacional é, por excelência, de informação e de reflexão política, com os grandes temas da actualidade internacional a serem tratados por via de exposições políticas, dos debates e dos documentos facultados. O convívio e as animadas conversas informais com os dirigentes dos vários partidos, dos quatro cantos do mundo, permitem, de igual forma, o contacto com a realidade da luta dos vários povos.

No «coração» deste Espaço estará o Palco Solidariedade, que reunirá, no seu programa, artistas com os mais diversos percursos, estilos e nacionalidades.

Todo o mundo na Festa

No Espaço Internacional é possível conhecer melhor as lutas, as tradições e as culturas de muitos países do mundo, pela mão das suas forças mais avançadas e progressistas. Estarão aí presentes stands, bancas, bares ou restaurantes do Partido Comunista Alemão; Partido A Esquerda, da Alemanha; MPLA de Angol; Partido Comunista da Bolívia; PT do Brasil, Partido Comunista do Brasil; PAICV de Cabo Verde; Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; AKEL de Chipre; Partido Comunista Colombiano; Partido Comunista de Cuba; Partido dos Comunistas da Catalunha; Partido Comunista de Espanha; Bloco Nacionalista Galego; Partido Comunista Britânico; Partido Comunista da Grécia; Partido do Povo do Irão; Partido da Refundação Comunista e Partido dos Comunistas Italianos, de Itália; FRELIMO de Moçambique; Organização para a Libertação da Palestina; Frente Polisário do Saara Ocidental; FRETILIN de Timor Leste; FMLN de El Salvador.

Os espaços da Associação de Amizade de Portugal-Cuba e da Associação Iuri Gagárine e o Espaço da Paz voltam a marcar presença neste lugar especial da Festa do Avante!.

Notícia jornal «Avante!», Nº 2021 de 23 de Agosto 2012