Festa do Livro

Nós fazemos a Festa, com livros…

Poder folhear calmamente milhares de livros. Reencontrar aquela obra perdida que há tanto tempo se procura sem sucesso. Usufruir das convidativas promoções e descontos para comprar os títulos mais desejados, nalguns casos a pensar já no Natal. Adquirir em primeira mão as novidades editoriais. Assistir a sessões de lançamento e aproveitar a ocasião para levar para casa um livro autografado pelo autor. São algumas das razões habituais para uma ida à fantástica livraria que é a Festa do Livro.

Este ano o visitante soma a estas outro motivo de interesse, o lançamento de muitas novidades editoriais. Estão já programadas mais de uma dezena de sessões de lançamento onde avultam as de obras com a chancela das Edições Avante!.

Visando assinalar os 120 anos do 1.º de Maio, merece especial destaque a antologia de poesia Maio, Trabalho, Luta dada à estampa no passado mês de Maio. Tendo em conta que se comemoram os 40 anos da CGTP-IN são lançadas obras de grande interesse: uma nova edição da antologia O PCP e a Luta Sindical e o livro da autoria de Américo Nunes, Sindicalismo na Revolução de Abril. Memórias. Numa muito cuidada edição que conta com 10 ilustrações originais do pintor José Santa-Bárbara as Edições Avante! reeditam a obra de Ferreira de Castro, de flagrante actualidade, A Curva da Estrada.

As Voltas que o Mundo Dá…Reflexões a propósito das aventuras e desventuras do Estado Social é o título de um interessantíssimo ensaio de António Avelãs Nunes a lançar na Festa, assim como a obra que nos traça uma panorâmica de Os Avanços Revolucionários na América Latina, de Rémy Herrera, professor da Universidade de Paris. José Barata-Moura, nos 140 anos do nascimento de Lénine, dá-nos a conhecer o seu mais recente trabalho intitulado Sobre Lénine e a Filosofia. A reivindicação de uma ontologia materialista dialéctica com projecto.

O ano de 2010 é um ano em que se celebram múltiplos aniversários. A par dos 120 anos do 1.º de Maio e dos 140 anos do nascimento de Lénine, assinalam-se os 25 anos do lançamento de O Partido com Paredes de Vidro, de Álvaro Cunhal. Para comemorar condignamente estes eventos a Festa do Livro preparou interessantes promoções para os visitantes. Venha conhecê-las!

foto: