Os Dias de Raiva

"Os DIAS DE RAIVA” são Carlão, Fred, Nuno Espírito Santo, Paulo Franco, João Guincho, músicos que fizeram e continuam a fazer parte de uma série de bandas e projectos com destacada relevância em Portugal de há mais de uma década para cá : desde os Braindead aos Da Weasel, passando pelos Oioai, os Dapunksportif ou os Orelha Negra. O que une este cinco elementos nesta espécie de “super grupo”, como alguma Comunicação Social lhes quis chamar, é a vontade incessante de criar música, surgindo esta aqui num formato pesado, que apesar de fresco e inovador não deixa de estar envolvido em referências comuns à totalidade da banda e que se prendem com sonoridades que lhes são caras, dos meados dos anos oitenta a meados dos anos noventa. Há uma urgência na música e nas palavras dos “OS DIAS DE RAIVA” que surge na expressão criativa e física de um desconforto humano, social, instintivo, visceral e, já agora, gutural. "Vamos despojar-nos de tudo o que é supérfluo para nos concentrarmos apenas na força da energia pura rápida curta e sem vírgulas. Bem vindos aos dias de raiva".

Nas palavras de Carlão:
Os “Dias De Raiva” surgem porque assim estava escrito, apesar de nenhum de nós o saber de antemão. Já faz algum tempo que tínhamos a vontade de fazer algo que nos levasse até há alguns anos atrás, quando o punk-hardcore, o metal e o thrash metal entraram nas nossas adolescências e mudaram as nossas vidas. No final de 2009 as estrelas e planetas alinharam-se para que pudéssemos juntarmo-nos numa sala de ensaios e dar vazão a alguma raiva acumulada. Na primeira vez que tocámos todos juntos, criámos dois temas e percebemos rapidamente que a coisa iria funcionar bem entre nós. A música dos Dias De Raiva, como toda a música feita com a alma, de resto, vem da necessidade. Do prazer. E da necessidade, outra vez. Artística e sociocultural. Os bebés choram e berram quando se sentem mal. Nós, um tudo nada maiorzitos, choramos por dentro e berramos para fora, na música que tocamos. Ela é forte, rápida e directa. Gravámo-la em três dias, depois de uma dúzia de ensaios. É inevitável pensarmos nos meados dos anos oitenta e princípios de noventa quando ouvimos os temas do EP que agora sai para as ruas, mas atrevo-me a dizer que aqui se encontra algo de muito fresco. E em português, como não podia deixar de ser.

Actuação
data: