Brigada Victor Jara

A palavra ao Manuel Rocha:

Em Setembro de 1976 a revolução de Abril era, ainda, as suas conquistas, e a luta para defender o essencial daquele tempo novo. As tarefas da Brigada Victor Jara eram as do envolvimento militante nos movimentos de alfabetização (na altura o Movimento Alfa), da participação cultural nas iniciativas políticas do PCP, da intervenção em iniciativas de estruturas do poder popular. Quando aconteceu a primeira Festa do Avante! a Brigada Victor Jara lançava, já, vozes e instrumentos em canções da música regional portuguesa e da música revolucionária do reportório internacional: misturavam-se cantigas rurais portuguesas com hinos da Unidad Popular chilena e cantos de resistência da Guerra Civil espanhola. Naquela Festa não chegámos a tocar. Mas vivemos o encantamento de habitar um país de bandeira vermelha, que respirava um ar de Cultura e Fraternidade. E ouvimos o grupo Aparcoa, chilenos como o nome que escolhemos para toda a vida, num espectáculo de acusação ao, então, ainda recente fascismo de Pinochet e Kissinger. Entretanto sairia o LP “Eito Fora” e, com ele, o nosso olhar sobre a música popular portuguesa. O nosso primeiro Palco na Festa do Avante foi levantado no Jamor - por mãos militantes, as mesmas que fazem o Partido. Estávamos em 1977 e, desde então, foram raros os Setembros em que não marcámos encontro na Festa, sempre que se tratou de continuar ou de inaugurar caminhos na música que vamos fazendo. O que é mesmo diferente nos Concertos da Festa, diferente de qualquer concerto em qualquer lado da Terra, é ser a música parte de uma celebração total, de afecto e humanidade, de descoberta e aplauso, de partilha e procura. A Festa do Avante! não é apenas o maior evento político-cultural do nosso país. A Brigada Victor Jara considera que a Festa do Avante! é data de um calendário novo, herdeiro das velhas tradições festivas populares. É o momento em que o Verão se despede e a luta reacende desejos de um mundo melhor. Ao som da nossa Música, também.

Actuação
data: